Serviço itineranteserviço itie

Caravana do Cuidar realiza mais de 2,8 mil atendimentos no primeiro semestre do ano

05/07/2024 | 08:30 | 22

A Caravana do Cuidar, serviço itinerante promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), segue atendendo centenas de moradores, semanalmente, com serviços de assistência social, saúde, empregabilidade, embelezamento e direito do consumidor. Já são 36.320 atendimentos contabilizados, desde sua primeira edição no ano de 2021, sendo 2.863 no primeiro semestre deste ano.

O serviço surgiu como uma iniciativa para facilitar o acesso da população aos serviços básicos da Prefeitura de João Pessoa, como reforça a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre. “Trabalhamos, em todos os nossos serviços, com o objetivo de garantir o direito à população. E a Caravana surgiu como estratégia de aproximar as políticas públicas, dessa gestão, com a população de cada bairro, muitos deles, com pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou com dificuldades de locomoção para acessar os serviços. Fechamos o semestre com o total de 15 edições realizadas desde março, com uma média de 200 pessoas sendo atendidas toda sexta-feira, com isso completamos 111 edições”, destacou.

Das 15 edições realizadas no primeiro semestre deste ano, a Caravana esteve em 13 bairros, entre eles Mangabeira, na comunidade do Aratu, na Praça do Coqueiral e no Mercado Público do bairro; Valentina; Centro; Jardim 13 de Maio; Mandacaru; São José; Gramame, no Parque do Sol; Jardim Veneza, Parque Três Lagoas; João Paulo II; Muçumagro; e Padre Zé.

Os serviços voltados a saúde somaram 2.164 atendimentos, sendo 348 atendimentos médicos; 91 atendimentos odontológicos; 9 encaminhamentos para exame de mamografia, em parceria com o Hospital Cândida Vargas; 174 aplicações de auriculoterapia e ventosaterapia; 345 testes rápidos de glicemia e ISTs; 599 aferições de pressão arterial; e 235 aplicações de vacinas.

Os serviços da assistência social, totalizaram 555 atendimentos, sendo 519 do CadÚnico; 15 do Programa Acessuas Trabalho e 21 adesões ao Programa Criança Feliz. Além dos serviços ofertados pelo Sine-JP, com o Programa Eu Posso, que realizou 67 atendimentos. O Procon-JP, com 77 atendimentos. E os serviços de embelezamento, que fecham o semestre com 363 atendimentos realizados.