Cidadania

Caravana do Cuidar promove roda de serviços na Ilha do Bispo e beneficia a população

24/09/2021 | 18:45 | 1061

Os moradores da Ilha do Bispo receberam, na manhã desta sexta-feira (24), a 15ª edição da Caravana do Cuidar. O projeto itinerante – promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e pastas parceiras – ofereceu uma roda de serviços de assistência social, empregabilidade, saúde e direito do consumidor, em estrutura montada na rua Carneiro de Campos, em frente à unidade de saúde da família. O vice-prefeito Leo Bezerra foi conferir de perto a ação, que beneficiou diversos moradores.

“Nós como gestores sabemos da importância desses serviços para a população, por isso estamos percorrendo os bairros da Capital com essa caravana, aproximando cada vez mais a gestão do povo. É o cuidar com a dona de casa, a criança, o idoso, em áreas tão essenciais como a da saúde e da cidadania”, ressaltou Leo Bezerra.

A dona de casa Maria das Vitórias foi até lá para incluir o filho Lucas Daniel, de 4 meses, no Bolsa Família. “Já tenho outros dois filhos no programa. Tinha agendado para fazer a atualização dos dados, mas fiquei doente no dia e não pude ir. Até que soube do projeto e vim resolver tudo aqui, bem mais perto de casa”, contou.

Débora Luana, também moradora do bairro, foi uma das 35 pessoas atendidas na unidade móvel do Procon-JP. Ela se dirigiu à Caravana exclusivamente em busca de informações junto ao órgão de direito do consumidor. “Estou tendo problemas com um serviço de pagamento digital. Transferiram um dinheiro para mim, mas o valor não caiu na minha conta. Já têm 15 dias que tento resolver isso e nada”, falou.

A moradora, porém, não levou toda documentação necessária para registrar a reclamação e dar andamento ao caso. “Mas a orientamos a solucionar tudo pelo Procon na Sua Mão, serviço que oferecemos de forma remota, via WhatsApp. Por lá, ela poderá fazer a abertura da reclamação e enviar todos os documentos”, explicou Camilla Testa, advogada da consultoria jurídica do Procon-JP.

O secretário do órgão, Rougger Guerra, destacou que quem vai à Caravana do Cuidar tem acesso ao atendimento itinerante relativo aos conflitos específicos da relação de consumo por parte do Procon-JP e desfruta de vários outros serviços oferecidos pela prefeitura. “Não apenas estamos descentralizando a assistência ao cidadão pessoense, mas também ampliando as ações para o seu bem-estar, indo ao seu encontro através das várias oportunidades de interação”, disse.

Balanço – A passagem da Caravana pela Ilha do Bispo também resultou em 80 atendimentos no CadÚnido/Bolsa Família, 21 procedimentos odontológicos, 58 registros na ouvidoria, 30 limpezas de pele, 30 aferições de pressão arterial, 12 demandas com a equipe do Cras e dois cadastros no Acessuas Trabalho.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, mais uma vez a Caravana cumpriu com seu papel de promover a cidadania. “Levamos a gestão municipal, novamente, para perto do povo. Aqui, muito mais do que comodidade, democratizamos o acesso aos serviços, inclusive, ofertando atendimentos em diversas áreas. E isso é cuidar da nossa gente. Esse é nosso maior propósito”, frisou.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio das Secretarias da Transparência Pública (Setramp); Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); Participação Popular (SEPP); Saúde (SMS); Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP); e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).