Cidadania

Caravana do Cuidar integra programação da campanha de Combate à Exploração Sexual Infantil nesta quarta-feira

21/05/2024 | 13:00 | 81

A Prefeitura Municipal de João Pessoa promove, nesta quarta-feira (22), uma edição especial da Caravana do Cuidar, compondo as atividades promovidas em alusão a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Município. O serviço itinerante, realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), oferecerá aos moradores de Mangabeira os serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e direito do consumidor.

A estrutura será montada na Praça do Coqueiral, localizada na avenida Laura Muniz de Lima, n 59 e os serviços gratuitos estarão disponíveis das 8h às 12h. Entre os serviços de assistência social, os moradores terão acesso ao CadÚnico, porta de entrada para os benefícios sociais, como o Bolsa Família; assim como a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região; e o Programa Criança Feliz, voltado para gestantes e crianças até seis anos.

Dos serviços ofertados em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão disponibilizados atendimentos de vacinação, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, atendimento médico, com encaminhamento para exames, atendimentos de auriculoterapia e atendimento odontológico.

O Programa Acessuas Trabalho, que disponibiliza cursos profissionalizantes e encaminhamentos pelo programa Jovem Aprendiz, vai receber os jovens de 14 a 24 anos de idade que querem uma oportunidade no mercado de trabalho; e em parceria com o Sine-JP, por meio do ‘Eu Posso’, os moradores poderão ter acesso às oportunidades de emprego.

O serviço itinerante do Procon-JP estará presente, orientando os moradores nas relações consumeristas. Além disso, durante a ação, será distribuído pipoca e algodão doce.

Campanha 18 de Maio – Com o tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha está sendo organizada pelas Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Social, Turismo, Educação e Cultura, de Segurança Urbana e Cidadania, além da Rede de enfrentamento a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes da Paraíba (Redexi), a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil da Paraíba (Fepeti), Conselhos Tutelares e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A programação organizada para o mês conta com rodas de diálogos, em diferentes espaços e instituições, abordagem social com material informativo, mobilizações, apresentações culturais, pit stop, flash mob, panfletagem, atos públicos e caminhadas. Todas as atividades são abertas ao público e pretendem levar informação e sensibilizar a população sobre o tema.