Aprimoramento

‘Capacita Sefin’ qualifica servidores visando a melhoria da qualidade da informação contábil da Prefeitura de João Pessoa

02/09/2022 | 13:00 | 655

Sob a premissa de que presta contas bem quem executa bem, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta semana, a segunda edição do Capacita Sefin. O evento deu continuidade ao objetivo da atual gestão de qualificar cada vez mais os servidores ligados às finanças municipais entre eles profissionais contábeis e diretores administrativos e financeiros da administração direta e indireta, para a melhor aplicação dos recursos públicos e atualização dos procedimentos contábeis e de execução orçamentária e financeira.

“Sabemos que quem faz o dia a dia da execução orçamentária e financeira da Prefeitura não é fácil. E a intenção da Administração é primar pela legalidade. Então esta foi mais uma semana de capacitação onde contamos com o apoio dos nossos servidores para aprender mais, se qualificar mais. Qualquer lançamento de informação contábil afeta o poder decisório dos secretários e do prefeito e a falta de informação impacta nas ações e projetos que o gestor quer executar em benefício dos munícipes, por isso buscamos sempre qualificar nossas informações contábeis”, afirmou o secretário de Finanças, Brunno Sitônio.

Nesta segunda edição do Capacita Sefin, realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), foi abordado o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp). Com o conjunto de palestras, a Sefin busca melhorar os processos e aplicação dos recursos públicos, gerando mais transparência, dinamismo e qualidade nos serviços acompanhados pelos órgãos de controle.

Entre a última terça (30) e esta sexta-feira (2), foram discutidos temas como a nova estrutura de codificação padronizada e mecanismos de funcionamento da classificação por fontes ou destinação dos recursos; as regras de integridade do PCasp; os novos elementos de despesas orçamentárias e procedimentos específicos; o Plano de Implementação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais e os créditos tributários de Dívida Ativa, entre outros assuntos.

Pular para o conteúdo