1º trimestre
Canais de atendimento da Emlur recebem 4,3 mil demandas da população
17/04/2024 | 07:30 | 136
Os canais de atendimento da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) à população receberam 4.371 solicitações de serviços, no primeiro trimestre do ano. O serviço mais demandado é a coleta de resíduos de poda de árvores, com 846 pedidos. A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237/38, pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, ou por meio da plataforma Prefeitura Conectada, no site institucional
A segunda maior solicitação foi a de coleta de resíduos diversificados – materiais misturados com terra, restos de capim, resíduos da construção civil, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas. A Emlur registrou 592 pedidos, no período de janeiro a março deste ano. O serviço é realizado de segunda-feira a sábado, conforme programação montada a partir das solicitações.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, reforça a importância de a população entrar em contato para fazer suas solicitações ou apresentar denúncias que facilitem o trabalho dos agentes de limpeza. Neste contexto, foram feitas 445 denúncias de descarte irregular de resíduos e 433 denúncias de terreno sem conservação.
“Contamos com o apoio da população em denunciar as práticas em desconformidade com o Código de Postura do Município, que veta essas condutas. A nossa Divisão de Fiscalização disponibiliza seus agentes por toda a cidade, verificando o que está irregular. Mas a indicação de situações pontuais contribui para nosso trabalho”, relatou Ricardo Veloso.
Postura – O Código de Posturas do Município de João Pessoa dispõe que o descarte de resíduos em vias ou terrenos da Capital é uma conduta ilícita e punível com multa. A punição para a prática é a aplicação de multa de 400 unidades fiscais de referência (Ufir), o que corresponde ao valor de R$ 19.232, em abril. A medida punitiva é a mesma para o proprietário de terreno não edificado que não realiza a limpeza do local.
Para o Cata-Treco, foram registradas 418 solicitações. O serviço da Emlur é executado por meio de um caminhão-baú que recolhe mobiliário, eletrônicos e eletrodomésticos, em domicílio, mediante solicitação da população.
-
Texto: Thadeu Rodrigues
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Carlos Nunes -
Secretarias
emlur -
Tags
canais de atendimento cata-treco coleta de resíduos diversificados denúncias de descarte irregular emlur limpeza urbana solicitações de serviços