Nesta terça

Brigada Sanitária visita 1,1 mil casas e identifica 128 pessoas com sintomas gripais e outras doenças

04/08/2020 | 17:09 | 681

A Brigada Sanitária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) visitou 1.126 casas e abordou 2.048 pessoas, nesta terça-feira (4), nos bairros de Mangabeira, Valentina Figueiredo e das Indústrias. Do total de pessoas abordadas, 128 apresentaram sintomas de síndromes gripais e outras doenças, sendo que 26 delas precisaram ser encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF). Também foram identificadas 257 pessoas com comorbidades.

A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue pelos bairros com número alto de casos de covid-19 e que tenham baixo índice de isolamento social. Nesta quarta-feira (5) não acontecerão visitas por conta do feriado municipal de Nossa Senhora das Neves, mas a partir da próxima quinta-feira (6) as equipes da Brigada Sanitária iniciarão o monitoramento na comunidade Tito Silva, bairro de Miramar.

“Estamos ampliando o monitoramento para a comunidade Tito Silva e alguns territórios de Miramar, mas as equipes continuam também com a assistência em Mangabeira, Valentina e Bairro das Indústrias”, destacou Tânia Cunha, diretora de Atenção à Saúde da SMS.

As visitas acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes são formadas por agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica. Durante cada visita, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.

As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.