Saúde

Brigada Sanitária inicia visitas nos bairros São José, Grotão, Cristo Redentor e Colinas do Sul

17/08/2020 | 16:23 | 513

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começaram a visitar as casas nos bairros do Grotão e Cristo Redentor, nesta segunda-feira (17), dentro da programação da Brigada Sanitária da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Durante esta semana, os profissionais ainda ampliarão as visitas para os bairros São José e Colinas do Sul, além de continuar o trabalho no Bairro das Indústrias, Valentina Figueiredo, José Américo e Mandacaru.

A ação, que está monitorando os bairros com números elevados de casos de covid-19 e baixos índices de isolamento social, já visitou 15.150 residências e abordou 28.094 moradores em cinco semanas. As atividades tiveram início no dia 13 de julho e, do total de pessoas abordadas, 1.136 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais, sendo que 170 precisaram ser encaminhadas para atendimento em uma unidade de saúde da família (USF). As equipes identificaram, ainda, 2.997 pessoas com comorbidades.

As abordagens e visitas às residências acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação conta com a participação de agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Atenção Básica.

Os profissionais se dividem em duplas para visitar as casas e, durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos. As visitas seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus e, por isso, os agentes só entram nas casas se houver foco do mosquito Aedes aegypti no local.

As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a unidade de saúde da família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste de covid-19.