Saúde
Brigada Sanitária chega ao Bairro das Indústrias e visita 504 residências
21/07/2020 | 17:55 | 573
A Brigada Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitou, nesta terça-feira (21), 504 residências e abordou 846 pessoas no bairro das Indústrias. Durante a ação, 47 pessoas foram identificadas com sintomas de síndromes gripais e três precisaram ser encaminhadas para uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. As equipes de saúde também identificaram 151 pessoas com comorbidades.
“Chegamos a um novo bairro, mas com o mesmo foco da ação que acontece de forma educativa, mas voltada ao diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e combate ao Aedes aegypti”, comenta a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Tânia Cunha.
A Brigada Sanitária conta com a participação de cerca de 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica. Os profissionais estão divididos em 40 equipes para visitar as casas. Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.
Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.
Nesta quarta-feira (22), a atividade segue no Bairro das Indústrias.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
sms -
Tags
aedes bairros das indústrias Brigada Sanitária covid visita