Segundo dia

Brigada Sanitária aborda 1,9 mil pessoas e identifica 153 com síndromes gripais em Mangabeira e Paratibe

14/07/2020 | 18:57 | 770

No segundo dia da ‘Brigada Sanitária’ da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) abordaram 1.964 pessoas em 875 residências, nos bairros Mangabeira IV e Paratibe. Desse total, 153 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais, sendo que 19 foram encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta e realização do teste de Covid-19.

A ação acontece de forma educativa, para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na mobilização desta terça-feira (14), além dos casos de síndromes gripais, as equipes também identificaram 109 pessoas com comorbidades.

A ‘Brigada Sanitária’ conta com a participação de cerca de 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica. Os profissionais estão divididos em 40 equipes e, em duplas, visitam as casas. Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, os profissionais só entram nas casas em que haja focos de Aedes aegypti.

Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.

“Pessoas que possuam comorbidades têm a propensão de ter maior agravo e evolução da doença se contaminadas com o coronavírus. Na ação, nossos profissionais estão focados em identificar essas pessoas para que elas sejam constantemente acompanhadas e prevenir o adoecimento ou, se for o caso, receber a assistência necessária completa, além de trabalhar com a população a importância da prevenção de doenças, principalmente da Covid-19 e das que podem ser causadas pelo Aedes aegypti, roedores e caramujo africano, explica Tânia Cunha, diretora de Atenção à Saúde da SMS.

Nesta quarta-feira (15), a ‘Brigada Sanitária’ segue em Paratibe, retornando na quinta-feira (16) ao bairro de Mangabeira até a sexta-feira (17). Na próxima semana, a ação seguirá em direção a outros bairros que contam com número alto de casos de Covid-19 e que tenham menor índice de isolamento social.

Assistência – As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.

Dados – Em João Pessoa, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, são 13.920 casos confirmados e 476 óbitos pelo novo coronavírus. Mais informações podem ser conferidas no Painel covid-19 no link: https://experience.arcgis.com/experience/d76ba516389d4e83b9a778d266cac5c1/.

Pular para o conteúdo