Em Recife

Bandas marciais da rede municipal são campeãs da 13ª Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras

12/12/2022 | 18:00 | 996

A banda Marcial da Escola Municipal Padre Pedro Serrão e a Banda Marcial Drums Bras Corps da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) foram campeãs, neste domingo (11), durante a ‘13ª Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras’, realizado em Recife, Pernambuco. A competição aconteceu no ginásio poliesportivo da Secretaria de Educação.

“O resultado foi satisfatório entendendo que as bandas participam durante todo o ano de eventos, atividades educativas e pedagógicas nas escolas, juntamente com a seção de Bandas Escolares. Finalizamos o ano com a participação dessas bandas representando bem a secretaria do município de João Pessoa”, disse com alegria o coordenador da Seção de Bandas Escolares da Sedec, Rômulo Albuquerque.

A banda Drum Bras Corps conquistou o tricampeonato Norte Nordeste. É composta por 120 componentes entre corpo musical, corpo coreográfico e pavilhão nacional.

O tema da apresentação foi ‘Gênesis’, idealizado e coreografado por Karool Balystar. A música foi composta e pensada para esse espetáculo tendo como arranjador maestro Josivaldo Cavalcante.

“A emoção da conquista foi enorme. Foram meses de ensaio e muita dedicação. O reflexo disso é o nosso tri Norte Nordeste. A nossa alegria é radiante e contagiante. Ficamos muito felizes. O trabalho foi árduo e por isso saímos vitoriosos. Estávamos unidos com um só objetivo que era defender nosso título. Dois meses com ensaios e muito trabalho”, destacou o professor e maestro Josivaldo Cavalcante.

A Banda Marcial da Escola Municipal Padre Pedro Serrão foi primeiro lugar na categoria infanto-juvenil. A banda conta com 40 integrantes na parte musical, 14 na percussão e 26 nos metais. A regência é do maestro e professor Lindoaldo Barbosa de Souza.

“Isso é a realização de sonhos e metas que foram traçadas no início do ano. O título veio porque acima de tudo temos Deus à frente. Só tenho que agradecer ao esforço de todos e a coordenação de Bandas para alcançarmos esse sucesso, esse sonho realizado. Obrigado Prefeitura de João Pessoa”, agradeceu o professor e maestro, Lindoaldo Barbosa.

A Padre Pedro Serrão conta com 20 integrantes na linha, sendo dividido em três partes: Pavilhão Nacional, Mor e Corpo Coreográfico. A coreografia é do professor George Magalhães.

No repertório a banda tocou uma peça musical erudita (Aclamations) do compositor Ed Hukber. Como segunda a música ‘Qui nem jiló’, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Participaram ainda as bandas marciais das Escola Municipais Frutuoso Barbosa, categoria juvenil, e Presidente João Pessoa, categoria sênior, ficando em segundo lugar no Corpo Coreográfico.