De 24 a 28 de julho

Bailarino Marcelo Pereira vem concluir coreografia ‘Cangaço’ para Companhia de Dança de João Pessoa

22/07/2023 | 11:00 | 500

O bailarino pernambucano Marcelo Pereira, proprietário, diretor, professor e coreógrafo da Marcelo’s Move Dance School, em Saint Gallen, na Suíça, volta ao Brasil na próxima semana. De 24 a 28 de julho, ele estará na capital paraibana para retomar, junto com a Companhia Municipal de Dança da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a produção da coreografia inédita ‘Cangaço’.

“Temos clareza e certeza absoluta de que a Companhia de Dança foi um grande passo que nós demos no sentido de fortalecer a nossa política municipal de dança. Criamos num período difícil, durante a pandemia da Covid-19, e num período curtíssimo ela já tem uma história, tem espetáculos montados, o corpo de bailarinos altamente capacitado e uma equipe muito ágil, dinâmica, capaz de responder aos desafios novos da dança”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele enfatizou que o fato de receber coreógrafos, bailarinos e artistas de tantos espaços, estados e países diferentes deixa todos que fazem a Funjope de coração contente porque é uma troca de experiência e uma capacitação que enriquece os dois lados, a Companhia e os bailarinos que vêm prestigiar e ajudar a formar novos espetáculos.

“Estão todos de parabéns e que, a partir de agora, consigamos garantir a criação, cada vez mais, de novos espetáculos e novos momentos para nossa Companhia e para a dança da cidade de João Pessoa”, acrescentou.

Ano passado, durante uma semana, Marcelo Pereira e os integrantes da Companhia trabalharam na construção de ‘Cangaço’, iniciativa idealizada por ele. A partir desse contato inicial, elogiou os bailarinos e bailarinas. “Acho que o futuro está aí para a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa alçar voo e ser uma das companhias importantes na história da dança em João Pessoa, na Paraíba e no Brasil”, disse, à época.

De fato, desde que foi criada, em 2021, a Companhia Municipal de Dança vem construindo uma história de sucesso em suas apresentações, dos espetáculos montados, na capacidade de ampliar o seu leque de atualização, de formação e de capacitação, tornando-se um projeto consolidado.

“É sempre maravilhoso ter Marcelo aqui. É um grande profissional, um professor internacional e que tem um grande legado de trabalhos aqui no Brasil e lá fora. Ter o nome dele assinando uma coreografia da Companhia é uma honra para nós, assim como foi a de Lucas Mendes, de Caio Nunes”, declarou Stella Paula Carvalho, que está à frente da Companhia de Dança de João Pessoa.

A ideia agora, segundo ela, é que a Companhia comece a viajar, levando as coreografias produzidas por bailarinos renomados, o que também contribui para ampliar o alcance do trabalho realizado pela equipe local. Stella ressaltou que Marcelo tem uma atuação diversificada, dando aulas de ballet clássico, contemporâneo, jazz.

Visitas – Em dois anos, a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa recebeu visitas de bailarinos mundialmente conhecidos. Entre os que conheceram o trabalho desenvolvido na cidade estão os integrantes da Companhia de Dança Deborah Colker, em novembro de 2021.

Em maio de 2022, o premiado bailarino Lucas Mendes, diretor do Estúdio Movimento em Foco, de São Paulo, esteve na Paraíba, a convite da Secretaria de Cultura de Cabedelo, onde ministrou oficinas, e fez questão de conhecer a Companhia Municipal de Dança da Capital e montar um trabalho.

Também esteve reunido com o grupo, em junho de 2022, o dançarino internacional Luzemberg Santana, formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e integrante do Houston Ballet, nos EUA, que ministrou aula para a Companhia.

Em julho de 2022, o bailarino pessoense Thales Henrique Soares de Araújo, que mora na Hungria, também compartilhou um pouco de seu talento com os jovens bailarinos e bailarinas. Ele foi um dos alunos da rede municipal de ensino selecionado para a Escola de Ballet Bolshoi na primeira gestão do prefeito Cícero Lucena.

Já em agosto, o coreógrafo Caio Nunes veio à cidade para ministrar aulas com foco em professores das redes pública e privada da Capital, além das Companhias Municipal e Jovem de Dança do município. Ele é diretor da Companhia Caio Nunes e coreógrafo do Modern Jazz e Teatro Musical.

O bailarino – Marcelo Pereira iniciou os estudos de dança em Recife (PE), em 1982. Antes de se tornar dançarino, atuou na ginástica olímpica e saltos ornamentais. Estudou jazz dance com o coreógrafo Roberto Spindola. Começou a estudar dança clássica com Ruth Rosembault, Eduardo Freire e Marisa Queiroga, no Studio de Danças, em Recife. Em 1984, ingressou no Ballet Stagium, sob a direção de Decio Otero e Marika Gidali, tendo assim toda formação profissional concluída. Em 1989, foi convidado para fazer parte da Companhia Jennifer Muller The Works, em Nova Iorque, onde trabalhou por uma década.

Dançou no Metropolitan Opera Ballet, New York City Opera, Albano Ballet, Rebecca Kelly dance Company, Ballet Frances Petrally. Atuou como professor convidado para o Bolshoi Joinville, Stad Theater Dance School e Dance Loft e Colombus Dance School, na Suíça. Além disso, atuou na Dance art School, na Áustria, entre outras.

Além de trabalhar com os alunos de sua escola, Marcelo desenvolve, há sete anos, intercâmbio com bailarinos do Brasil por um período de três meses. Lá, os bailarinos aprendem a se tornar profissionais, estudando dança contemporânea, clássica e moderna.

O coreógrafo também dá aulas no Brasil e coreografa para várias companhias e escolas de dança, inclusive na Europa, assim como participa de festivais pelo mundo. Entre os países nos quais trabalhou estão Alemanha, Japão, Bélgica, Itália, Canadá e China.