Internacional

Bailarino da Companhia de Dança de João Pessoa conquista 3º lugar no Festival de Joinville

23/07/2023 | 14:00 | 392

O bailarino Gabriel Morais, da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, conquistou o terceiro lugar na 40ª edição do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. O evento é considerado o maior do mundo pelo Guiness Book e, este ano, reúne mais de 13 mil bailarinos do Brasil e do exterior.

“Esse prêmio do Gabriel nos enche de contentamento, mas tem um caráter muito especial porque mostra para toda a Paraíba e ao Brasil a potencialidade que temos na área da dança. Ele é o único bailarino do estado que participou do Festival e ficou muito bem posicionado”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Segundo ele, isso tem uma contribuição do seu talento pessoal, mas também de todo um trabalho que está sendo feito junto com a equipe da Companhia Municipal de Dança no sentido de fortalecer e estimular a dança na cidade. “A nossa Companhia tem dado claros sinais de como é forte e de como tem capacidade de força criativa para almejar os grandes palcos do Brasil”, acrescentou.

Gabriel afirmou que a felicidade é enorme. “Estou muito feliz com essa conquista, por estar aqui em Joinville representando a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. Fui o primeiro bailarino da cidade a competir nesse palco”, declarou o bailarino. Pelo alto nível dos participantes, ele não acreditava que iria tão longe.

“Mas, Deus sabe todas as coisas e é gratificante. Agradeço muito a Ele, ao prefeito Cícero Lucena, ao diretor da Funjope, Marcus Alves, ao diretor de Ação Cultural da Funjope, Antônio Alcântara, por terem me dado condições de chegar aqui. Foi incrível. Estou levando o troféu para João Pessoa e espero que isso venha abrir grandes oportunidades para nossa Companhia”, destacou.

A diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho, celebra a conquista. “Gabriel ficou entre os três melhores bailarinos do Brasil. A bateria dele, solo repertório masculino, foi a mais difícil. Os comentários dos jurados foram emocionantes. Todos elogiando e agradecendo pela beleza daqueles sete rapazes que estavam na final. Foi um grande presente para todos nós”, comemorou.

Ela lembra que 19 bailarinos foram para a seleção final do palco principal. Gabriel ficou entre os sete mais bem avaliados e foi o terceiro melhor. “A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa ganha ainda mais visibilidade lá fora com esse resultado”, constatou.

O chefe da Divisão de Dança da Funjope, Geovan da Conceição, também comemorou. “Gabriel brilhou no palco do Festival de Dança de Joinville. Ele conquistou o terceiro lugar nesse que é um dos maiores e mais importantes festivais de dança do Brasil. Ontem, Gabriel representou a nossa cidade e mostrou a todos que João Pessoa está entre as melhores”, avaliou.

O Festival – O Festival de Dança de Joinville foi aberto na segunda-feira (17) e segue até 29 de julho reunindo bailarinos de 25 estados e de países como França, Paraguai e Estados Unidos. A organização estima que, entre dançarinos e visitantes, mais de 230 mil pessoas devem passar pelo evento que acontece no Centreventos Cau Hansen.