Avanços na Rede Municipal de Educação marcam Dia da Alfabetização

08/09/2020 | 14:58 | 468

O processo de alfabetização na Rede Pública de Ensino da Capital vem avançando a cada ano e marca o Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta terça-feira (8). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vem investindo na formação de professores, ampliação do ensino em tempo integral, entrega e requalificação de unidades de Centros de Referência de Educação Infantil (Creis).

Todo o processo de aprendizado da leitura e da escrita tem início nos primeiros anos de vida do alunado, ainda na Educação Infantil, de uma forma mais lúdica. A alfabetização não se dá apenas aos seis, sete anos, nas primeiras séries do Ensino Fundamental I.

“Esse processo de alfabetização também não se conclui aí nos anos iniciais. Como professora da educação básica, e sobretudo da educação infantil, a gente sabe da importância de oferecer a nossas crianças, desde cedo, esse mundo letrado, com esse espaço da literatura, das letras, de forma tranquila, lúdica e prazerosa. A leitura pela leitura”, explicou a coordenadora da Educação Infantil da Sedec, Francineide Ribeiro.

Brincadeiras com palavras, rimas, cantigas e leitura de livros infantis fazem parte de todo esse processo que é construído aos poucos durante a fase da educação infantil.

Geração Alfabetizada – Passado o ciclo da Educação Infantil, é hora da criança entrar no ensino do Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano. Nessa fase, os professores intensificam métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de Alfabetização.

“A partir do momento que a criança termina a Educação Infantil e passa para o primeiro ano, é chegado o momento de colocar em prática toda a base de letramento adquirida. O contato com as letras, com os sons, com as imagens, passa na alfabetização a ser mais intensificada com o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a representação gráfica dos sons. O professor deverá propor atividades que possibilitem à criança o contato com os mais variados tipos de textos, inserindo-a assim no universo da leitura e da escrita” exemplificou Roberta Melo de Carvalho, professora e formadora de Língua Portuguesa do programa Geração Alfabetizada.

O projeto Geração Alfabetizada da Sedec, que conta com uma assessoria do Programa ‘Educar pra Valer’, tem como foco garantir a Alfabetização das crianças na idade certa, até o 2° Ano do Ensino Fundamental I, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Nessa parceria, são oferecidas formações continuadas em serviços com foco no processo de alfabetização, bem como material estruturado específico para esse processo”, falou a assessora pedagógica da Sedec, Francisca Jocineide da Costa e Silva.

Alfabetizadora há 24 anos, a professora da Escola Municipal Almirante Barroso, Morgana Farias de Luna, falou da sensação ao ver a evolução durante todo esse processo. “Para mim, como professora, é muito gratificante ver o aluno juntando as sílabas, lendo as primeiras palavras. As crianças que vêm de nossos Creis já chegam bem alfabetizadas no 1º ano. E uma coisa eu digo: vale a pena cada momento que vivencio como alfabetizadora. Amo minha profissão. Não me vejo fora de uma sala de aula”, disse.