Saúde em Movimento

Aulão especial no Parque Solon de Lucena marca o Dia Mundial da Atividade Física

06/04/2022 | 19:30 | 1123

A Prefeitura de João Pessoa realizou, no final de tarde e início da noite desta quarta-feira (6), um aulão especial no Parque Solon de Lucena para marcar o Dia Mundial da Atividade Física. A ação, que teve a duração de duas horas, aconteceu sob a supervisão de profissionais de Educação Física. As atividades fazem parte do Programa Saúde em Movimento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

“As pessoas saem de casa procurando qualidade de vida e a adesão do público ao Saúde em Movimento é cada vez maior, e isso constatamos nesta quarta-feira aqui na Lagoa, com pessoas de vários bairros. Lembrando que todos passaram por um cadastro e estão vacinados contra a Covid-19 e, após o período mais crítico da pandemia, estamos constatando que a atividade física melhora até a qualidade de saúde mental das pessoas”, destacou o coordenador do Programa Saúde em Movimento, Nicolas Travassos.

De acordo com a profissional de Educação Física, Heloísa Costa, os tipos de exercícios são bem diversificados, levando em conta a participação de usuários de diferentes idades e perfis. “Fazemos atividades de aeróbica, dança, localizada, circuito e atividades recreativas, fazendo uma variedade que agrade a todos”, afirmou.

Para a dona de casa Elisabete Canuto, moradora do bairro de Mangabeira, esse projeto veio para salvar a vida das pessoas. “Eu sou viúva, diabética e hipertensa, mas com esses exercícios eu estou vendo que está fazendo toda a diferença na minha vida, principalmente nessa pandemia. E é justamente por isso que hoje estou aqui, porque esse projeto salva vidas”, exaltou.

Qualidade de vida – O ‘Saúde em Movimento’ beneficia uma média de 4 mil pessoas, melhorando significativamente a qualidade de vida da população e reduzindo doenças oriundas do sedentarismo. O programa também tem como objetivo criar o hábito da prática da atividade física como prevenção à saúde.

Serviço – Todas as atividades realizadas dentro do programa Saúde em Movimento são orientadas por profissionais de educação física nos 31 polos de atuação, incluindo praças públicas, academias da saúde e unidades de saúde da família (USFs). Pela manhã, as atividades funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30. Já nos turnos da tarde e noite, as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h.

Quem pode participar – Pessoas de todas as idades podem participar do Programa Saúde em Movimento, basta se dirigir a um dos polos e falar com o educador físico. Munido dos documentos pessoais (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa), o usuário passa por um cadastro, avaliação física e funcional, além de possíveis encaminhamentos para a equipe da USF de referência. Os locais onde acontecem as aulas podem ser vistos através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude%20em%20movimento/.

Pular para o conteúdo