Queixas do consumidor
Atendimento virtual do Procon-JP chega a mais de 8,5 mil este ano; telefonia está entre as mais reclamadas
22/07/2022 | 12:00 | 657
O número de atendimento de forma virtual através do WhatsApp da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor chega a 8.542 este ano, com o 0800 083 2015 atingindo mais de 3,6 mil ligações. O serviço de telefonia continua a fazer parte do ranking das mais demandadas, com o número de queixas chegando a 783 em 2022, cerca de 13% do total das reclamações abertas no SAC do Procon-JP, que soma quase 5 mil, até o último dia 15 de julho.
Sobre as queixas do consumidor quanto à telefonia, as mais comuns são cobranças indevidas devido a serviços não autorizados pelo cliente ou, ainda, débitos não procedentes de serviços adicionais não solicitados, como jogos, por exemplo. “São serviços que não fazem parte da funcionalidade básica de pacotes. O consumidor deve ficar atento porque, na maioria das vezes, são valores cobrados de forma indevida. Se o problema não for resolvido no contato com a operadora, o caminho é reclamar no Procon-JP”, alerta o secretário Rougger Guerra.
Além da cobrança indevida/abusiva nas faturas mensais da telefonia, entre as reclamações estão o alto valor das multas rescisórias, descumprimento de contrato, reajuste de preços sem aviso prévio e demora no processo de portabilidade. Todas estas situações são consideradas condutas abusivas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Consumidor certo – Para Rougger Guerra, os conflitos com esse segmento do consumo são antigos e uma das formas de reduzir os problemas nessa relação é denunciar aos órgãos de defesa do consumidor, no caso de João Pessoa, o Procon-JP. “Normalmente, após a abertura de processo administrativo e consequente defesa da empresa, as operadoras são penalizadas com multas, isso porque, via de regra, o consumidor está certo em sua reclamação”.
Serviços do dia a dia – As reclamações contra a prestação do serviço em telefonia chegam ao Procon-JP através dos vários canais de atendimento, a exemplo do 0800 083 2015 e do WhatsApp (Procon-JP na Sua Mão) e não apenas pelo SAC. “Os serviços básicos usados no dia a dia pelo consumidor são os que apresentam as maiores demandas em todos os nossos canais de assistência ao consumidor, como é também o caso da Energisa, que este ano já soma mais de 350 denúncias”, informa Rougger Guerra.
Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015
WhatsApp: 83 98665-0179 (Procon na Sua Mão)
-
Texto: Evanice Gomes
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Assessoria/Procon-JP -
Secretarias
procon -
Tags
atendimento consumidor instagram procon-jp queixas SAC do Procon-JP telefonia virtual WhatsApp