Concentração

Associação dos Promotores da Paraíba acolhe alunos da Rede Municipal que disputam Campeonato Latinoamericano de Robótica

08/11/2018 | 16:35 | 1939

Para que uma equipe tenha um bom desempenho em uma competição é preciso, além de diversos fatores, um local para descansar, se concentrar, se reunir e traçar estratégias para o dia seguinte. Foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), firmou uma parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para que os alunos da Rede Municipal, que estão disputando o ‘Campeonato Latinoamericano de Robótica’, pudessem ficar alojados na Associação Paraibana do Ministério Público, Granja dos Promotores, no bairro de Água Fria.

“É sempre importante nós participarmos desses eventos, dando esse acolhimento e incentivo aos alunos da rede municipal. Lá, eles estão tendo um espaço bem amplo onde podem aprimorar seus robôs, além do conforto que é oferecido. O Ministério Público da Paraíba sempre estará aberto para essas parcerias”, explicou o presidente da Associação do MPPB, Francisco Bergson.

O espaço está alojando cerca de 70 alunos da rede. Um local que para a monitora de robótica da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, Beatriz Araújo, é necessário pelo fato de que eles precisam se reunir. “O espaço que nós estamos é maravilhoso e atende a nossa demanda já que nossos robôs, que competem na categoria ‘Dança com robô’, são grandes e têm muitos equipamentos. Por isso, precisamos de um espaço amplo e isso nos foi ofertado”, disse a monitora.

“Nós, enquanto Secretaria de Educação, só temos que agradecer ao Ministério Público por ter aberto as portas da Associação para alojarmos nossos alunos em uma competição tão importante como esta. Temos equipes de ponta, onde nossa robótica é referência nacional dentro do ensino público, e inclusive já disputou competições mundiais, por isso merecem um bom lugar para descansarem e se concentrarem”, falou a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

São 18 equipes da Rede Municipal que estão disputando nas categorias Dança nível 1 e 2, Nacional de Robótica, Resgate nível 1 e 2, Futebol e Maze. As equipes vencedoras nas categorias Dança nível 2, Resgate nível 2 e Futebol se classificam para disputar a RoboCup 2019, em Sydney, Austrália.