Mês de atividades
Assistentes sociais do Instituto Cândida Vargas participam de curso de capacitação
03/05/2023 | 18:30 | 650
Com o objetivo de refletir e fortalecer a prática do assistente social, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na manhã desta quarta-feira (3), um minicurso de ‘Instrumentalidade do assistente social e o papel da rede de proteção da criança e do adolescente’. A atividade faz parte de uma série de ações em alusão ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio.
O minicurso aconteceu no auditório do ICV e contou com a presença de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além da direção da unidade hospitalar.
Para o diretor-geral do ICV, Quintino Régis, a direção visa valorizar os profissionais, com capacitações e atividades voltadas para gerar entretenimento e autoestima. “Esses profissionais são fundamentais para o exercício pleno de nossa maternidade. Diariamente eles exercem uma função de cuidar, assim como a gestão de Cícero Lucena tem feito. Além de parabenizar cada assistente social, estamos promovendo atividades especiais”, contou.
Liane Guerra, coordenadora do Serviço Social do ICV, enfatizou a importância da construção dos debates acerca do tema para o fortalecimento dos profissionais. “O curso foi muito produtivo para alinharmos nossa prática com a teoria e fundamentarmos ainda mais o nosso trabalho, a partir da potencialidade dos órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse.
“Esse momento foi muito rico para a gente discutir em rede, tanto na fundamentação acadêmica como também com a assistente social do Ministério Público, para a gente poder ver como funciona a contra referência do nosso atendimento aqui, na maternidade. Esse minicurso abriu nossos horizontes para que a gente possa ter um atendimento ainda mais amplo e integral”, contou Elk Nogueira, assistente social do ICV.
Ao abordar a Instrumentalidade com ênfase no relatório social em Serviço Social e o Sistema de Garantia de Direitos, as duas palestrantes, Raquel Jales (UFPB) e Clodine Azevedo (MPPB), conseguiram trocar saberes com os participantes do curso, construindo conhecimento de forma a qualificar e atualizar aspectos da formação profissional e estreitar vínculos que possam fortalecer a garantia de direitos de crianças e adolescentes atendidos no Instituto Cândida Vargas.
“A primeira turma do minicurso foi um momento de diálogo profícuo entre universidade, Ministério Público da Paraíba, profissionais e estagiários de Serviço Social do Instituto Cândida Vargas. Avaliamos que a experiência de educação permanente demandada pelo ICV foi riquíssima e requer a realização de outros momentos de troca de saberes”, explicou a professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFPB, Paula da Silva Jales.
Ainda segundo a coordenadora, a atividade vai contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos da equipe e valorizar os profissionais, que no ICV tem como princípio norteador de sua prática o atendimento e a viabilização dos direitos dos usuários (gestantes, mulheres, recém-nascidos e familiares), no que concerne ao acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde.
Encontro marcado – No dia 10 deste mês, essa mesma palestra será oferecida para outro grupo de assistentes sociais, no turno da tarde. No dia 15, serão realizadas ações do Dia da Beleza.
-
Texto: Rômulo Teodorico
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
sms -
Tags
assistentes sociais atividades candida vargas capacitação curso ICV minicurso Saude