Mês de atividades

Assistentes sociais do Instituto Cândida Vargas participam de curso de capacitação

03/05/2023 | 18:30 | 650

Com o objetivo de refletir e fortalecer a prática do assistente social, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na manhã desta quarta-feira (3), um minicurso de ‘Instrumentalidade do assistente social e o papel da rede de proteção da criança e do adolescente’. A atividade faz parte de uma série de ações em alusão ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio.

O minicurso aconteceu no auditório do ICV e contou com a presença de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além da direção da unidade hospitalar.

Para o diretor-geral do ICV, Quintino Régis, a direção visa valorizar os profissionais, com capacitações e atividades voltadas para gerar entretenimento e autoestima. “Esses profissionais são fundamentais para o exercício pleno de nossa maternidade. Diariamente eles exercem uma função de cuidar, assim como a gestão de Cícero Lucena tem feito. Além de parabenizar cada assistente social, estamos promovendo atividades especiais”, contou.

Liane Guerra, coordenadora do Serviço Social do ICV, enfatizou a importância da construção dos debates acerca do tema para o fortalecimento dos profissionais. “O curso foi muito produtivo para alinharmos nossa prática com a teoria e fundamentarmos ainda mais o nosso trabalho, a partir da potencialidade dos órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse.

“Esse momento foi muito rico para a gente discutir em rede, tanto na fundamentação acadêmica como também com a assistente social do Ministério Público, para a gente poder ver como funciona a contra referência do nosso atendimento aqui, na maternidade. Esse minicurso abriu nossos horizontes para que a gente possa ter um atendimento ainda mais amplo e integral”, contou Elk Nogueira, assistente social do ICV.

Ao abordar a Instrumentalidade com ênfase no relatório social em Serviço Social e o Sistema de Garantia de Direitos, as duas palestrantes, Raquel Jales (UFPB) e Clodine Azevedo (MPPB), conseguiram trocar saberes com os participantes do curso, construindo conhecimento de forma a qualificar e atualizar aspectos da formação profissional e estreitar vínculos que possam fortalecer a garantia de direitos de crianças e adolescentes atendidos no Instituto Cândida Vargas.

“A primeira turma do minicurso foi um momento de diálogo profícuo entre universidade, Ministério Público da Paraíba, profissionais e estagiários de Serviço Social do Instituto Cândida Vargas. Avaliamos que a experiência de educação permanente demandada pelo ICV foi riquíssima e requer a realização de outros momentos de troca de saberes”, explicou a professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFPB, Paula da Silva Jales.

Ainda segundo a coordenadora, a atividade vai contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos da equipe e valorizar os profissionais, que no ICV tem como princípio norteador de sua prática o atendimento e a viabilização dos direitos dos usuários (gestantes, mulheres, recém-nascidos e familiares), no que concerne ao acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Encontro marcado – No dia 10 deste mês, essa mesma palestra será oferecida para outro grupo de assistentes sociais, no turno da tarde. No dia 15, serão realizadas ações do Dia da Beleza.

Pular para o conteúdo