Cidadania

Assistentes sociais da Emlur fazem trabalho educativo com agentes sobre acesso a serviços e direitos

12/04/2022 | 14:30 | 876

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando um trabalho educativo com os agentes de limpeza sobre o acesso a diversos serviços, como sociais e de saúde, bem como a direitos básicos. A atividade é realizada pelas assistentes sociais da Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur, que visitarão todos os núcleos administrativos da Autarquia para passar as informações às equipes.

A coordenadora da Dibes, Damiana Rodrigues, explica que a ação teve início a partir das demandas que chegavam ao setor. “Percebemos que muitos agentes não estavam no CadÚnico, por exemplo, que abre o acesso para diversos programas sociais, como o de tarifa social de energia elétrica ou o Casa Verde e Amarela”, afirmou.

Outra questão importante é o cartão do SUS, que possibilita o acesso aos serviços gratuitos de saúde. “Este cartão precisa ser atualizado para que os atendimentos que não são de urgência sejam realizados”, explica Damiana Rodrigues.

A assistente social Jimena Karla conta que, na visita, está disponibilizando uma lista dos Centros de Referência da Cidadania (CRC), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da área do entorno de cada núcleo visitado.

“Também levamos informações sobre os serviços realizados na sede da Emlur, como o de psicologia, odontológico, médico e nutricional. Também vamos informar sobre os canais de acesso à Emlur para que os agentes possam replicar à população quando forem questionados”, explica Jimena Carla. Segundo ela, a primeira equipe visitada, a do Valentina, foi bem receptiva à atividade educativa.

Como acionar a Emlur – A população pode solicitar a realização dos serviços da Emlur por meio dos telefones 0800-083-2425, 3214-7628, 3218-7644 e 3214-7660. O contato também pode ser feito pelo programa Prefeitura Conectada, por meio do link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10.

Pular para o conteúdo