Atenção Básica
Assistência para acesso ao DIU na rede municipal é destaque nacional em canal do Conasems
17/02/2023 | 18:30 | 1264
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), realiza mensalmente mutirões para colocação de DIU nas usuárias das Unidades de Saúde da Capital. A assistência em saúde, prestada na USF Timbó I para colocação de DIU, virou destaque no Canal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A pauta se refere ao tema de um trabalho, executado pela enfermeira da Unidade, Verônica Ebrahim, apresentado em um congresso nacional do Conasems. O trabalho realizado pela profissional ganhou reconhecimento da Fiocruz e virou tema de documentário, cujas gravações estão sendo feitas esta semana, na USF Timbó I e Policlínica Municipal do Cristo, em João Pessoa.
“Fui fazer um mestrado onde abordei o tema saúde sexual e reprodutiva, trazendo minha contribuição para redução de mortalidade materna e abortos inseguros. Aí veio a ideia de oferecer um curso para as enfermeiras da atenção primária de João Pessoa, com intuito de aumentar o acesso das mulheres ao método do DIU, que é seguro, eficaz e de longa duração”, revelou Verônica Ebrahim.
Acesso ao serviço – De acordo com Alline Grisi, Diretora de Atenção à Saúde da SMS, o acesso das mulheres ao serviço de colocação de DIU pode ser de forma espontânea nas Unidades de Saúde da Família de João Pessoa e, por meio de um cadastro, as equipes organizam a inserção do dispositivo. “O procedimento na rede pública é relativamente simples, onde a mulher dá entrada na solicitação, faz o exame citológico e, caso o médico avalie que esta paciente está apta, já é agendada a colocação do DIU, pois praticamente não temos fila de espera para esse procedimento no município de João Pessoa”, destacou Alline Grisi.
A usuária da USF Timbó I, Tarciana Santos, afirmou que já colocou o dispositivo intrauterino e está retornando à unidade para fazer a revisão do procedimento. “Tô fazendo a revisão, mas quando fui colocar fiz a primeira consulta e rapidamente a equipe de saúde entrou em contato, marcou a data e fez a inserção do DIU. Do momento que fiquei sabendo que a unidade faz o procedimento até colocar, foi tudo muito rápido”, exaltou.
-
Texto: George Medeiros
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
atenção básica implantação de DIU saúde saúde da mulher USF