Referência

Assistência Farmacêutica da PMJP vai participar da elaboração de estratégias nacionais de políticas de saúde

04/08/2018 | 14:00 | 2340

Como garantia do cuidado e do acesso aos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispensou, no período de janeiro de 2017 a junho de 2018, 40 milhões de unidades medicamentos aos usuários cadastrados. Atualmente o banco de dados tem 550 mil pessoas cadastradas, que recebem medicamentos e insumos.

Com a logística e planejamento bem traçados, desde o processo de avaliação da rede, passando pelo processo de licitação, aquisição e distribuição, assistência farmacêutica do município, a Capital foi reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) e, convidada a contribuir para a definição das estratégicas nacionais para as políticas farmacêuticas do país, através de repasses de itens da nossa Relação Municipal de Medicamentos (Remume) e processos administrativos para aquisição.

“Essa contribuição servirá para nortear o Departamento de Assistência farmacêutica do Ministério da Saúde para financiamento e construção da próxima edição da Relação Nacional de Medicamentos”, explicou Luciane Costa, responsável pela Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Ao mesmo tempo, isso nos dá orgulho pela contribuição, porque sinaliza que estamos seguindo pelo caminho certo, garantido assistência à população e sendo referência no serviço prestado”, completou.

Gemaf – Os usuários do SUS na Capital encontram na rede municipal de saúde da PMJP assistência completa, que vai desde atendimentos médicos até a dispensação de medicamentos para o tratamento das enfermidades. Apenas na rede de Atenção Básica são 78 tipos de medicamentos dispensados à população entre antitérmicos, analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, antialérgicos​ e medicamentos para o tratamento da diabetes.

Os medicamentos distribuídos pela Gemaf, na sua grande maioria, fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que compõe a tabela dos medicamentos ofertados pelo SUS.  Além dos medicamentos que compõe a Renane, a SMS também distribui produtos farmacêuticos da padronização especifica de cada serviço, adquiridos com recursos próprios.

Para ter acesso aos medicamentos é necessário ir até um dos 51 polos farmacêuticos da rede de atenção básica, na Unidade de Saúde da Família, e apresentar cartão do SUS, documento com foto, CPF e receituário médico em duas vias para que seja feito o cadastro no sistema.

A gestão e dispensação dos medicamentos ocorrem em três instâncias: municipal, estadual e federal. Cada uma delas oferece remédios diferentes, mas atendem ao que determina a Relação Nacional de Medicamentos (Rename).