Odontomóvel

Assistência em saúde bucal itinerante da SMS já realizou mais de 1.500 atendimentos este ano

27/11/2021 | 14:00 | 1164

Para o cuidado com a saúde da boca da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta diversos serviços em saúde bucal na Atenção Básica, Atenção Especializada e na Atenção Hospitalar, além de uma assistência itinerante com a Unidade Odontológica Móvel (UOM). Este último já realizou, apenas este ano, mais de 1.500 atendimentos.

Popularmente chamado de Odontomóvel, o UOM é o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal, uma estratégia do Ministério da Saúde e tem como objetivo ofertar atendimentos odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, como nas áreas descobertas.

“O odontomóvel tem uma função social, a de chegar às áreas descobertas, onde as pessoas não têm acesso a serviços de saúde facilmente, e proporcionar sorrisos. Para isso, a Diretoria de Atenção a Saúde (DAS) por meio da Coordenação de Saúde Bucal, firmou parceria com algumas secretárias municipais para poder levar a assistência odontológica para a população. Dessa forma, o Odontomóvel está sempre presente em diversas ações da Prefeitura, como a Caravana do Cuidar, além de ter um calendário de atendimentos onde promove assistência de saúde bucal nos residenciais do município, nas comunidades quilombolas e outros”, explica a coordenadora de Saúde Bucal, Camila Castelo Branco.

Em João Pessoa, o Odontomóvel auxilia os serviços prestados pela Rede de Saúde Bucal desde 2014, já tendo realizado mais de 8.700 atendimentos ao todo. A UOM oferece todos os procedimentos que são realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) pela Estratégia de Saúde da Família, como: profilaxia, raspagem supra e subgengival (limpeza da gengiva), aplicação tópica de flúor, restaurações, extrações dentárias.

“O município de João Pessoa se destaca por ter esse benefício e por poder atender à população muitas vezes ‘na porta de sua casa’. Nosso Odontomóvel apresenta uma estrutura completa, além dos equipamentos ofertados pelo Programa Brasil Sorridente, a gestão teve o comprometimento de complementar a estrutura com equipamentos modernos para que os atendimentos possam chegar à população ainda mais completos e resolutivos”, destaca Camilla Castelo Branco.

Quando necessário a continuidade dos atendimentos realizados no Odontomóvel, as equipes de saúde bucal encaminham os pacientes atendimentos aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Rede de Saúde Bucal – Atualmente, a Rede de Saúde Bucal conta com 192 Equipes de Saúde Bucal, compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível, entre outros. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

A Rede Municipal de Saúde oferta atendimentos especializados em saúde bucal em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados em Jaguaribe, Cristo e Torre, este último funcionando 24h. Nos CEOs são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária, além do atendimento especializado a pacientes com necessidades especiais.

Além de encaminhados das Unidades de Saúde da Família (USF), os CEOs atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no seguimento da assistência psicossocial.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos hospitais administrados pela Prefeitura de João Pessoa, que contam com dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral.