Incentivo

ASMJP recebe doações de instrumentos e acessórios de músicos e luthiers holandeses

20/09/2018 | 10:15 | 2017

O projeto Ação Social pela Música de João Pessoa (ASMJP), parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), com a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), recebeu, no mês de agosto, doações de instrumentos e acessórios para as quatro unidades – três em pleno funcionamento e uma que será aberta agora no segundo semestre.

As doações foram feitas por músicos e luthiers da Holanda através do violonista Alberto Johnson, da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa, embaixador da ASMJP na Europa, e sua esposa, a violinista Pamela Kubik, também integrante da Orquestra, e pela violinista Noa Wilsdschud, que esteve em João Pessoa em 2015, quando participou do III Festival Internacional de Música Clássica.

A primeira doação veio da violinista holandesa Noa Wilsdschud. Ela foi convidada pelo Rotary Club para participar de um evento beneficente e concordou desde que tudo o que conseguisse arrecadar fosse doado para a ASMJP. O valor arrecadado foi repassado à Ação Social pela Música do Brasil, que comprou os instrumentos e entregou à coordenação do projeto na Capital.

A unidade do Gervásio Maia, onde os alunos estudam flauta doce, recebeu 23 instrumentos, sendo oito flautas tenor, oito flautas sopranino e sete flautas contralto. Foram adquiridos também dez trompetes, quatro trombones, uma trompa e uma tuba, que serão destinados à nova unidade do projeto, que está funcionamento desde o início de agosto no Bairro dos Novais e vai atender 100 crianças e adolescentes.

A outra doação veio do trabalho voluntário de Alberto e Pamela, que além de arrecadar instrumentos e acessórios com os músicos da Orquestra da Rádio, percorrem as luterias da Holanda, apresentam as atividades Ação Social pela Música de João Pessoa e solicitam doação do material que não será usado pelos profissionais, mas que podem ser aproveitados pelos alunos do projeto na Capital.

Alberto e Pamela arrecadaram vários acessórios como queixeiras, espaleiras, cavaletes, cordas, crinas e estandartes, além de violinos e uma viola, que foram entregues ao Núcleo local da Ação Social pela Música. Eles conseguiram o apoio do luthier Jaap Bolink, um dos mais renomados da Holanda, que gostou do trabalho desenvolvido em João Pessoa e se comprometeu a doar à ASMJP todo o material que não utilizar.

“Eu conheço o trabalho da Ação Social pela Música de João Pessoa e sei das necessidades. Nós temos professores, temos instrumentos, mas os acessórios são difíceis de conseguir aqui na Capital. Então é muito importante poder ajudar esse projeto com as coisas que lá são mais fáceis conseguir. Eu faço uma visita aos músicos, aos luthiers, mostro fotos e vídeos e explico o trabalho desenvolvido aqui”, disse Alberto Johnson.

Já o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, disse que essas doações representam o reconhecimento da violinista holandesa ao trabalho do Ação Social pela Música de João Pessoa. “Noa Wilsdschud visitou a unidade do projeto no Alto do Mateus e conheceu de perto esse trabalho que vem dando oportunidade às crianças carentes de terem acesso à música de qualidade”, afirmou.

Projeto – A Ação Social pela Música é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). Já são mais de 300 crianças atendidas pelo ASMJP nas cinco unidades da Capital – Alto do Mateus, Mangabeira (cordas), Centro Cultural Casa da Pólvora (canto coral), Gervásio Maia (flauta doce) e Bairro dos Novais (metais) – com aulas práticas e teóricas diárias, além de aulas de reforço escolar (Português e Matemática). Os alunos do Projeto também recebem cestas básicas.