Outubro Rosa

Estação Cabo Branco ganha mural especial com pintura inspirada na luta contra o câncer de mama

20/10/2022 | 16:00 | 1102

O muro branco na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, aos poucos foi ganhando traços e cores nas mãos de artistas paraibanos. A pintura do muro, usando a arte naifi, foi entregue na manhã desta quinta-feira (20) e virou um painel colorido onde a artista Cibelle Lobo, diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos, expõe a obra intitulada ‘Crisálida’ e faz alusão ao Outubro Rosa.

“Quando eu comecei a pintar o mural eu pensei que estava aqui contando minha história, mas não estava não. Na verdade eu estava pintando um local de fala. À medida que eu pintava, outras pessoas que passavam pelo local se identificavam e compartilhavam experiências vivenciadas mesmo com pessoas da família. Esse é meu objetivo: trazer um pouco de leveza, de alegria para as pessoas que vêm passando por um diagnóstico ou tratamento onde para muitas delas é uma sentença de morte, mas também pode ser uma possibilidade de vida e é essa mensagem que meu desenho quer trazer”, disse orgulhosa Cibelle Lobo.

A exposição, que tem visitação aberta ao público, ficará exposta até o dia 10 de dezembro e tem o apoio da loja de Tintas Camaleão, que fez a doação de materiais.

A artista também fez questão de destacar que o trabalho foi feito com mãos amigas como os artistas Axel Árias, Illy Fernanda, Felipe Meira, Wallace Silva, Thiago Muller, Salinê Antunes, Samuel de Góes, Thiago Miller, além de outras pessoas.

A ideia do mural surgiu após um encontro entre a curadora da Estação Ciência, Amanda Costa, com a artista Cibelle Lobo.

“Quando eu encontrei a Cibelle no mês de setembro eu a convidei para fazer parte do Outubro Rosa. Eu já estava acompanhando o Instagram dela, as aquarelas e ela gostou demais da ideia. Aí começamos a fazer a curadoria e a separar as aquarelas dela. Ela convidou seis amigos muralistas e assim surgiu o projeto Crisálida”, falou a curadora.

A entrega do mural foi acompanhada por um grupo de estudantes da Escola Estadual Cidadão Integral João Ribeiro, da cidade de Gurinhém. A professora da turma 3º ano do Ensino Médio disse que durante a viagem para João Pessoa tomaram conhecimento da obra e fizeram questão de passar para conhecerem.

“Estamos felizes em primeiramente estar conhecendo a história de vida de Cibelle Lobo em forma de arte que traz esse tema tão importante para nós mulheres. Nossos alunos também puderam ter uma aula de arte naif, trazendo elementos de cor, da fauna, da característica do artista paraibano. O que vivenciamos aqui vamos levar para o conhecimento da vida. Estão todos de parabéns”, disse a professora Wellita Almeida.

Cibelle Lobo – É natural de João Pessoa e foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos, doença que levou sua mãe e tias. Nos últimos dois anos, Cibelle passou por tratamento durante a pandemia e encontrou na arte caminhos para ressignificar feridas, deslocar ausências e transmutar perdas com a leveza e a alegria que só as cores oferecem.

Pular para o conteúdo