Por dentro dos bairros
Articuladores da Participação Popular reforçam o diálogo entre o povo e a gestão
24/06/2021 | 14:00 | 872
Conhecer o território, equipamentos públicos, saber quais as necessidades e, também, acompanhar as conquistas dos bairros e comunidades de João Pessoa, fazem parte da rotina diária do trabalho do Articulador Regional da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP). São eles que, num primeiro momento, representam a gestão nas regiões, sempre atentos às demandas dos moradores.
“Nós, da SEPP, vemos os Articuladores Regionais com um papel fundamental dentro do programa Você Prefeito. São eles que fazem todo o processo de relacionamento com os conselheiros regionais e municipais da cidade”, falou o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz.
O cotidiano dos articuladores é feito com muitas visitas. Algumas solicitadas pelos conselheiros, outras seguindo a agenda do articulador ou articuladora. O dia é cheio. Thyago Matias e Ana Leonora, articuladores da 3ª Região da Participação Popular (3ªRPP) chegam a fazer quatro, ou até mais, visitas por dia. “Vamos a equipamentos, vamos a reuniões, vamos até o local onde os conselheiros e moradores querem mostrar o problema”, disse Leonora.
As visitas, em especial, oferecem uma oportunidade única. O articulador precisa conhecer bem a região onde vai atuar. É o que afirma Magno França, que exerce a função na 10ª Região da Participação Popular (10ªRPP).
“Para mim é extremamente importante fazer essas visitas in loco para que a gente conheça a realidade, as dificuldades que existem nos locais, estabelecer uma relação com quem está à frente dos equipamentos para um diálogo saudável, pois somos todos uma gestão só, buscando melhorias para o povo”, disse.
Demandas – As principais solicitações relatadas nas regiões pelos articuladores dizem respeito à saúde e a serviços de zeladoria, além de infraestrutura. As demandas são registradas e enviadas para a Assessoria Técnica que encaminha e acompanha a resolução do que foi solicitado.
Cada demanda solucionada é sinal de que o trabalho está dando certo. É o que explica Marinêz Paulino, articuladora da 12ªRPP. “Quando temos demandas resolvidas, fortalecemos nosso trabalho junto à população”, falou. Recentemente, além de retirada de lixo, a região recebeu serviços de terraplanagem.
Da 4ª Região da Participação Popular (4ªRPP), a articuladora Natália Dias fala que as principais demandas dos conselheiros estão relacionadas com a saúde. Assim, ela faz visitas periódicas para afinar o diálogo com os responsáveis pelos equipamentos para, juntos, encontrarem soluções.
Ciclo 2021 – Com conselheiros regionais pré-eleitos, o momento também está sendo propício para que os articuladores se apresentem nos bairros e expliquem o fluxo do trabalho, tirem dúvidas dos possíveis conselheiros que serão empossados em breve. “Estamos nos apresentando, ouvindo o que eles têm a nos dizer e reforçando o trabalho coletivo, marca da Participação Popular”, explicou o articulador Eudes Henrique.
Para outros, como Sammy Bezerra, articulador da 5ª Região da Participação Popular, a aproximação com as regiões também ensina, na prática, como lidar com o que é apresentado pelos conselheiros e levar as demandas de forma bem detalhada para a Secretaria.
“Outra importância que observo nesta função, é a presença da gestão. O articulador é o primeiro contato da gestão para dar um suporte inicial ao morador daquela região, mostrando que a Prefeitura já está ouvindo para poder solucionar o que for possível” afirmou.
O secretário Thiago Diniz finaliza, afirmando que esta função é essencial para que os conselheiros possam entender melhor como funcionam as ferramentas da Secretaria. “A gente fica muito feliz de ter essa função dentro da gestão do prefeito Cícero Lucena, fazendo com que as informações corretas cheguem de forma eficiente e confiável”, disse.
-
Texto: Rogéria Araújo
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Assessoria/SEPP -
Secretarias
sepp -
Tags
articuladores bairros participação popular SEPP Você Prefeito