Criatividade

Artesãs da Emlur e Baticumlata participam do Festival Regeneração

20/01/2023 | 08:00 | 651

As artesãs da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e o grupo Baticumlata participam do Festival Regeneração, que começa nesta sexta-feira (20), no Largo de Tambaú. A Divisão de Arte e Cultura (Diac) vai expor peças feitas com materiais reciclados e realiza oficinas de produção de instrumentos musicais e brinquedos para crianças, na temática do reaproveitamento de resíduos.

De acordo com a coordenadora da Diac, Risonete Guedes, estarão expostas cadeira feita de isopor e papelão, bonecas de papelão, bolsas feitas de embalagens de caixa de leite, vasos de papel e panelas produzidas com canudo e jornal.

“Também vamos mostrar como reutilizar os materiais de uma maneira lúdica para crianças. Para a oficina de produção de instrumentos musicais levaremos materiais como garrafas PET, potes de remédio e de proteína e adereços para decoração”, comenta Risonete Guedes.

O coordenador do Baticumlata, Jairo Gomes, destaca que a oficina é voltada para crianças de 8 a 12 anos de idade. “No processo de produção vamos mostrar como utilizar o instrumento e depois a criança vai levar seu instrumento personalizado para casa”. A oficina ocorrerá às 15h. Em seguida, às 17h, o grupo musical vai fazer uma apresentação musical.

Ainda na sexta-feira (20), haverá oficina de artesanato para confecção de brinquedos. A artesã Nilda Rodrigues conta que o brinquedo do dia será o bimbolê. “Vamos levar as garrafas PET cortadas na parte de cima, tinta para as crianças usarem, tampinha e fitas”.

No sábado (21), será a vez do pião. “O brinquedo será feito com um CD, bola de gude ou bolinha de madeira e tinta guache. Por fim, vamos usar cola quente”, explica a artesã Claudinete Alves. No último dia, as crianças vão poder brincar de fazer bolas de sabão. A Emlur disponibilizará gargalo de garrafa pet, fita colorida, palito, copo descartável e detergente para fazer espuma.

O Festival Regeneração reúne empreendimentos criativos, atividades lúdicas e apresentações artísticas até o domingo (22), das 15h às 23h, no Largo de Tambaú. O evento é uma realização da Plataforma Caleidoscópio e do Projeto No Balaio, e recebe o apoio da Prefeitura de João Pessoa.

Algumas das experiências promovidas durante o Festival Regeneração são abertas ao público em geral, mas outras têm vagas limitadas, sendo necessário inscrever pessoalmente ou online, no Espaço Institucional do Festival Regeneração, ou antecipadamente pelo site festivalregeneracao.com.br

Pular para o conteúdo