Reaproveitamento

Artesãs da Emlur e Baticumlata ministram oficina de brinquedos com materiais recicláveis

24/01/2023 | 14:00 | 1213

As artesãs da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e o grupo de percussão Baticumlata vão ministrar oficinas de produção de instrumentos musicais e brinquedos para crianças, na Associação de Moradores do Padre Zé. A ação educativa ocorrerá nesta quarta (25) e quinta-feira (26), com a utilização de materiais recicláveis, como forma de trabalhar a temática do reaproveitamento de resíduos.

A coordenadora da Diac, Risonete Guedes, afirma que o objetivo é trabalhar a consciência ambiental das crianças a partir dos brinquedos. “Vamos mostrar como fazer um pião, utilizando CD e uma bolinha de gude. Outro brinquedo é o bimbolê, feito com garrafa PET, tampinha e fitas. As crianças ainda vão se divertir fazendo bolinha de sabão”.

Uma primeira experiência foi realizada no último final de semana, no Largo de Tambaú, como parte da programação do Festival Regeneração. “As crianças comentaram que dava para fazer brinquedo com coisas que iriam para o lixo, então, conseguimos passar a mensagem”, comenta Risonete Guedes.

O grupo de percussão da Emlur, que utiliza como instrumentos musicais, objetos de metal e plástico, vai ensinar às crianças como produzir música com o reaproveitamento de materiais. O Departamento de Educação Ambiental da Emlur também vai fazer uma palestra sobre a preservação ao meio ambiente.

Pular para o conteúdo