Fetran

Apresentações culturais marcam o encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito

11/11/2019 | 16:12 | 1197

Alunos de oito escolas da Rede Municipal de Ensino e de oito Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) participaram na manhã desta segunda-feira (11), no auditório Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado, da culminância do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O Festival de Trânsito vem crescendo a cada ano dentro da rede, ao mesmo tempo em que garante uma reflexão diante das oficinas que são executadas diante dos policiais rodoviários federais, e com a participação dos professores, vem incentivando a conscientização de um trânsito de paz e seguro. Hoje comemoramos, com muita alegria, a desenvoltura das apresentações e interações de nossos alunos com o tema”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

Os alunos fizeram apresentações musicais, teatrais e até um telejornal que foi produzido pelos alunos da Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires. Já as crianças da Escola Cônego João de Deus explicou como comportar no trânsito. Todas as apresentações foram voltadas para a temática.

“A gente entende que a educação é quem de fato vai fazer mudanças substanciais na nossa sociedade e através desse trabalho a gente ver as crianças, os alunos do município daqui de João Pessoa mostrando que de fato conhece a legislação de trânsito, conhece as regras e estão preocupadas em aplicar. Isso vai fazer com que elas fiscalizem os seus pais, os adultos e no futuro quando efetivamente também forem condutoras, nós tenhamos um trânsito mais seguro”, falou o superintendente da PRF na Paraíba, Carlos André.

O evento reuniu também policiais rodoviários federais dos Estados de Alagoas e Rio Grande do Norte que vieram compreender como o projeto funciona tão bem nas escolas municipais de João Pessoa.

Quem também esteve presente e falou da satisfação de ter presenciado esse momento foi o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB), também superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Carlos Pereira. “São iniciativas como essa que ajudam muito a desenvolver uma política nacional de trânsito. É muito importante ver essa experiência que vem sendo feita há alguns anos pela Secretaria de Educação de João Pessoa e com a PRF. Amanhã, durante nossa reunião do Cetran, no plenário eu irei fazer um registro especial a essa solenidade. Aqui estão aqueles que irão ser futuros condutores do trânsito, mas principalmente pedestre. Essas crianças são multiplicadores de bons exemplos”, disse com alegria.

As atividades tiveram início no mês de junho com palestras sobre educação e segurança no trânsito por meio de vídeos e atividades lúdicas, além de atividades transversais.

Foram trabalhados quatro eixos temáticos: conscientização, leitura de imagem, urbanidade, que trabalha os valores necessários ao trânsito, estatística e meios de transporte.