Bairro dos Novais

Apresentação cultural marca entrega de Eletivas da Escola Arnaldo de Barros Moreira

31/07/2024 | 18:00 | 49

Uma apresentação cultural marcou, nesta quarta-feira (31), a entrega das Eletivas da Escola Municipal Ativa Integral (EMAI) Arnaldo de Barros Moreira, no Bairro dos Novais. A unidade trabalhou vários temas para inserir na vida dos alunos disciplinas que vão além do currículo escolar para adicionar novos conhecimentos no desenvolvimento deles e, assim, fazer com que todos possam ampliar a visão e o repertório sobre assuntos diversos e até despertar para um futuro profissional.

A metodologia de ensino é organizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da Coordenação Pedagógica das EMAIs. Alunos e educadores, pais e responsáveis também participaram do momento que teve desde apresentação de dança e teatro até desfile dos atletas da escola.

O gestor da EMAI é o professor Humberto Nóbrega, que avalia a culminância das Eletivas como um momento de compartilhamento de experiências, de aprendizado e de proposições de desafios para avançar os próximos períodos na escola. “As Eletivas dão um suporte muito importante para nossas medições. Por exemplo, a questão do rendimento do aluno, a questão dos valores, do protagonismo do estudante. Se a gente pega essas metodologias e trabalha com elas, a gente está dando um diferencial desse novo modelo de escola integral”, destacou Humberto Nóbrega, acrescentando a importância da participação da família nessa integração.

“As famílias são parte importante, porque a gente precisa do engajamento da família também nesse suporte, o aluno sozinho e a escola sozinha não conseguem fazer o trabalho. Nesse sentido, a pedagogia está tendo um suporte muito importante na escola. O objetivo principal é que a gente realmente consiga atingir as metas que a gente estabeleceu. Metas de aprovação, metas de valores, metas do protagonismo do aluno. E tudo isso, essas metodologias, nos dão suporte”, enfatizou.

A coordenadora pedagógica da EMAI Arnaldo de Barros Moreira, Simone Ferraz Pereira, detalhou essa etapa das Eletivas. “As Eletivas, como o próprio nome já diz, permite fazer uma escolha. Escolha de temas que são trabalhados a partir da escolha dos próprios alunos. Eles escolhem os temas que têm interesse, curiosidade, que estão na atualidade e trabalham de forma interdisciplinar. Elas permitem que os alunos tenham mais aprendizados através dessas temáticas que eles escolheram e que, com isso, eles potencializam o ensino e a aprendizagem do currículo obrigatório”, explicou.

As Eletivas que culminaram suas atividades nesta quarta-feira foram:

– Brincando e aprendendo

– Navegação histórica

– É fantástico

– Meu corpo, Minha vida

– Faço parte

– Minha terra ancestral

– Pode ou não pode

Pular para o conteúdo