Conscientização

Alunos realizam caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2023 | 18:00 | 926

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é lembrado nesta quinta-feira (18), as escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa desenvolveram várias ações. Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, no bairro dos Bancários, realizaram uma caminhada pelas ruas no entorno da escola, com cartazes nas mãos, para chamar a atenção da população.

A caminhada contou com a presença da secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, e da diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), Profª Drª Clévia Carvalho.

“Maio é um mês importantíssimo para nós que trabalhamos com crianças e adolescentes. É nesse mês que acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma data de luta, de conscientização e de mobilização e a Secretaria de Educação está engajada com as demais secretarias em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas da nossa cidade. Vamos juntos fazer bonito”, disse a secretária.

A escola contou com o apoio de todos os funcionários da escola, Unidade de Saúde da Família, Centro de Doenças Raras, Instituto Vem Cuidar de Mim, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar.

“São 12 anos que a escola vem atuando em defesa dos direitos da criança e do adolescente. O trabalho é feito do 1º ano do Fundamental I ao 9º ano do Fundamental II. Uma data como esta não pode passar desapercebida. Ela precisa ser vista pela comunidade. Família e escola está interligada”, disse a diretora Maurícia de Sousa Bernardo.

A aluna Maria Fernanda, de 10 anos, que é representante da turma do 5° ano na escola, falou da importância desse momento. “Para mim esta data representa o cuidado que os pais têm que ter com suas crianças e adolescentes e para conscientizar todos os adultos. Gostei demais de participar dessa caminhada porque representou muito para mim”, disse com alegria.

O trabalho começou em sala de aula com as assistentes sociais, psicólogas professoras de sala. A psicóloga educacional trabalhou durante duas semanas a temática, mostrando a importância do Disque Denúncia tanto Nacional (Disque 100), Estadual (Disque 123) e Municipal (Disque 156).