Com arte e cultura

Alunos participam das atividades de encerramento do ano letivo do Centro de Educação Integrada, em Mangabeira

15/12/2021 | 12:35 | 1097

O Centro de Educação Integrada (CEI), localizado no bairro de Mangabeira, da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), realizou na manhã desta quarta-feira (15) a culminância das atividades do ano letivo com apresentações culturais no ginásio poliesportivo da unidade. Nesta quinta-feira (16), a partir das 15h, terá um recital de música e apresentação das crianças do Coral Vozes Infantil do Centro.

Durante a manhã desta quarta teve apresentação da Banda Marcial da Sedec, ginástica rítmica e a presença dos alunos das escolas municipal do bairro de Mangabeira que são atendidas no Centro: Escola Afonso Pereira, Índio Paratibe, Zumbi dos Palmares, Virginius da Gama e Melo, Davi Trindade e Luiz Vaz de Camões.

O diretor da unidade, Francisco Chaves, celebrou os três meses de atividades. “Nós tivemos uma oferta já bastante considerável para apenas três meses de funcionamento, devido a pandemia do coronavírus. Os nossos alunos são só contentação e demonstram bastante interesse. Aqui, eles participam de duas oficinas e ainda têm a complementação com Português e Matemática, que é obrigatório. E muitos ainda pedem para vir no outro turno, mas não podem porque estão na escola que são matriculados”, disse.

Em artes são ofertadas seis oficinas, quatro em música com flauta doce, teclado, violão e percussão, robótica, informática, seis modalidades esportivas, horta e paisagismo. Tem ainda oficinas de xadrez, hip hop, dança clássica, entre outras.

Renata Leite Alencar Souza, 13 anos, é aluna da Escola Municipal Índio Paratibe. Como ela estuda no turno da tarde na unidade de ensino, no contra turno pratica ginástica rítmica e robótica no CEI. “Esse espaço para mim é um lugar que traz esperança para que possamos ter oportunidade de sermos alguma coisa no futuro. Eu mesma quero ser bailarina ou médica. E só quem tinha toda essa estrutura educacional são os riscos, mas nós também temos e tudo de graça, sem precisar pagar nada”, disse com felicidade.

Os pais também puderam estar presentes para registrar esse momento. “Isso aqui mudou a vida minha filha. Agora ela é uma pessoa mais alegre, que interage mais. Estamos maravilhados com tudo isso e tenho certeza que todos gostam desse espaço. Muito obrigado a cada um que faz isso acontecer”, agradeceu Ednaldo de Farias, pai de Débora Beatriz, aluna da Escola Municipal Afonso Pereira.

O CEI está atendendo atualmente apenas 25% da sua capacidade, com cerca de 500 alunos matriculados. A previsão é que no próximo ano seja ampliado.

“No campo de visão de uma educação integral queremos formar o indivíduo numa perspectiva de educação cidadã, de projetos de vida e é isso que ofertamos aqui no CEI, com um leque de oficinas. Avaliamos de maneira exitosa e nossa meta é ampliar essa oferta para a população de Mangabeira e dar continuidade a ampliação do espaço físico que ainda está para ser concluído”, falou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Sedec, professora Drª Clévia Carvalho.