EMAIs

Alunos líderes de turmas e especialistas da Rede Municipal participam de formação em acolhimento

09/11/2023 | 18:00 | 521

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Educação Integral, está realizando nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10) uma formação de acolhimento com ‘Professores de Protagonismo’ por escolas de anos iniciais e finais, especialistas e coordenadores pedagógicos, juntamente com os alunos líderes de turmas das 10 Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs) que vão acolher os alunos e familiares no ano letivo de 2024. A formação que acontece na EMAI Leonel Brizola contou com a presença da secretária da Sedec, América Castro.  

“Hoje é o dia da gente, vocês alunos, começarem a assumir esse modelo nas escolas. Estamos saindo desse modelo que no primeiro ano de implantação é chamado de ‘sobrevivência’ para o ‘ano de crescimento’. Em 2023 todas as nossas formações das EMAIs foram ministradas por profissionais do Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Agora, a Sedec passa a atuar com esse protagonismo também, junto ao ICE, que detém esse modelo de escola. Eu sei que a gente pode contar com vocês, porque eu acredito que essa vontade de crescer está em vocês mesmos”, disse a secretária.  

A formação está sendo conduzida por jovens protagonistas do ICE que vão trabalhar com os participantes novas técnicas de acolhimento no primeiro momento do dia da chegada dos alunos na unidade de ensino.  

“O aluno não chega de casa simplesmente e vai logo para a sala de aula. Ele passa por todo esse processo de acolhimento, ou seja, saber como ele está naquele dia, se está bem, se está com algum problema. Foi todo um ano de formação no modelo implantado na Educação Integral de João Pessoa, que vem transformando a Rede Municipal. Esses alunos protagonistas estão sendo formados hoje para que no ano que vem repliquem o modelo de EMAI, ou seja, formar novos alunos protagonistas nas escolas, assim como os professores também vão atuar para formar novos professores”, explicou o gestor do Programa de Implantação das Escolas Municipais Ativas Integrais, Clécio Francisco de Albuquerque Silva.  

A aluna Giovanna Ketily de Medeiros é líder de turma da Escola Municipal Ativa Integral Duque de Caxias e será uma multiplicadora de todo esse processo em 2024. Ela falou sobre esta experiência. “Foi muito difícil, confesso que não foi fácil, porque teve aluno que não queria me ajudar, mas depois eu fui me entendendo com as diretoras, conversando, consegui, e hoje eu estou aqui. E estudar em uma escola integral foi uma experiência nova para mim e eu quero continuar. E olhe que no começo do ano eu pedi para sair [risos] porque estava muito puxado para mim”, disse a aluna.  

Quem também participou dessa formação de acolhimento para o próximo ano foi a coordenadora pedagógica da EMAI Augusto dos Anjos, Socorro Belisario. “Será nosso primeiro acolhimento seguindo esse modelo. Iremos receber os pais e familiares dos alunos para podermos passar todo esse modelo da ‘Escola da Escolha’. Queremos que no primeiro dia de aula já se sintam acolhidos e que vejam que essa nova proposta tem a questão da pedagogia da presença, do protagonismo”, falou Socorro Belisario.

 Unidades e alunos beneficiados – Em 2023, o modelo de educação em Tempo Integral foi implantado em 10 unidades de ensino da Rede Municipal em João Pessoa: Augusto dos Anjos, Radegundis Feitosa, Luiz Augusto Crispim, Paulo Freire, Celso Monteiro Furtado, Oscar de Castro, EMAI Severino Patrício, Leonel Brizola, Arnaldo de Barros Moreira e Duque de Caxias. Destas 10 escolas, a Leonel Brizola e a Celso Furtado tornaram-se unidades de referências para alunos surdos na Rede. As Escolas Municipais Ativas Integrais atendem mais de 2.700 alunos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.    

Pular para o conteúdo