'Campeões do Amanhã'

Alunos inscritos na modalidade natação passam pela fase de avaliação de aptidão

17/08/2021 | 13:30 | 1110

Alunos matriculados na modalidade de natação do projeto ‘Campeões do Amanhã’, da Prefeitura de João Pessoa, começaram a ter o primeiro contato com o esporte. Ao todo, 3.700 crianças com idade entre 5 e 12 anos se inscreveram para o projeto colocado em prática pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que iniciou as avaliações de aptidão com os futuros atletas nesta terça-feira (17), na piscina do Centro Administrativo Municipal (CAM), em água Fria.

O objetivo dessa fase do projeto, que acontece das 8h às 11h e das 14h às 17h, e vai durar até que todos os alunos inscritos sejam avaliados, é identificar qual o nível de aptidão das crianças para a natação, a fim de formar as turmas para as aulas, considerando a idade e nível de praticidade. Os alunos na faixa entre 5 e 7 anos não precisam passar por esta etapa, porque já serão colocados direto na turma de iniciação.

O secretário da Sejer, Kaio Márcio, ressaltou que, no primeiro contato com os alunos, os professores avaliam a adaptação das crianças na piscina, se já sabem nadar, e a coordenação motora. Ele disse que esse processo deve durar um mês e meio e é fundamental para o estímulo das crianças no esporte. “Um dia importante para a Secretaria e para a própria natação, abraçar esses alunos e poder começar um projeto que teve a adesão de 3.700 alunos”. disse.

Gulliver Esteves, que faz parte da organização do ‘Campeões do Amanhã’ pela Sejer, disse que o planejamento é de atender 1.700 alunos nas piscinas do Centro Administrativo Municipal (CAM). Os demais serão distribuídos em piscinas de instituições parceiras que a Sejer está firmando. “O nosso objetivo, claro, é proporcionar bem-estar para as crianças, mas, com o olhar para a revelação de atletas para a nossa natação. Temos uma equipe experiente, inclusive com a sensibilidade do nosso secretário Kaio Márcio para o esporte”, afirmou.

Um dos que entrou na piscina foi o pequeno Erick, de 9 anos. O pai dele, Luciano Pereira Elias, disse que as aulas de natação serão importantes para ajudar na qualidade de vida do filho. “Claro que a gente sonha com o nosso filho seguindo uma carreira no esporte, mas isso é consequência. O que eu penso é dele ter contato com esporte, que é mais por saúde e ajuda na formação da criança”, afirmou.

A previsão é de que as aulas aconteçam em dois turnos: 7h30 às 10h30 e 14h30 às 17h30. A natação faz parte do projeto ‘Campeões do Amanhã’, que vem sendo desenvolvido pela Sejer e vai envolver 21 modalidades esportivas. Além da natação, já começaram as atividades de canoagem olímpica, futebol e as ginásticas rítmica e artística.

Pular para o conteúdo