Cidadania

Alunos do Projovem Urbano fazem roda de conversa sobre importância da participação popular

17/02/2023 | 11:30 | 787

Os alunos que fazem parte da turma do Projovem Urbano, no Bairro das Indústrias, debateram na noite desta quinta-feira (16) a importância da participação cidadã, através das ferramentas que facilitam o envolvimento do povo na construção de políticas públicas para a cidade. O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil Deputado Edmer Tavares de Albuquerque.

Thiago Diniz, que está à frente da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), foi convidado para falar sobre o assunto e expor como funciona a ferramenta participativa e o valor cidadão que tem a participação de cada morador de João Pessoa. Além disso, o gestor apresentou resultados sobre o que já foi conquistado através da participação popular.

“Foi um momento de troca de conhecimento entre os jovens, que já estudam sobre cidadania e direitos. Ressaltei a importância de que, em coletivo, eles podem se reunir para fazer suas demandas. Também expliquei qual o papel dos conselheiros municipais, dos articuladores, de como as regiões são divididas e que cada um deles têm representante”, afirmou.

Como as novas eleições para conselheiros devem acontecer neste primeiro semestre, o secretário convidou os alunos a fazerem parte do processo, escolhendo seus representantes e divulgando as ações coletivas. “É muito importante levar este assunto para as salas de aulas. Foi, de fato, um encontro muito positivo. E com a aproximação das novas eleições, esses jovens podem – e devem – participar também”, disse Diniz.

A professora Elloise Lourenço enfatizou que é gratificante que os alunos tenham uma disciplina sobre cidadania, pois eles ficam cientes de seus direitos e deveres.

“Procuramos sempre destacar que exercer a cidadania é essencial, assim como incentivar a participação popular pois, através dela, podemos auxiliar no processo de tomada de decisões e mudanças para o bem-estar da sociedade”, afirmou a professora. Ela acrescentou que na disciplina Participação Cidadã, os alunos discutem e constroem um plano de ação comunitária, propondo melhorias para seus bairros e comunidades.