Semana cultural

Alunos do Centro de Línguas Estrangeiras participam do ‘Cine Celest’

28/04/2023 | 12:00 | 638

Os estudantes do Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras de João Pessoa (Celest-JP), que é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), vivenciaram uma semana de atividades lúdicas chamada de ‘Cine Celest’. São mais de mil alunos participando dessa semana pedagógica.

Tudo isso é planejado junto à equipe docente, as temáticas para trabalhar a “sétima arte” com assuntos contextualizados para os alunos de todos os cursos de idiomas, considerando a faixa etária e a abordagem escolhida. Tal iniciativa se configura em oportunizar a discussão crítico-reflexiva de temas atuais e universais com objetivos pedagógicos relevantes”, explicou a diretora do Celest, Jéssica Holanda.

O ‘Cine Celest’ consiste na exibição de filmes na língua-alvo estudada (inglês, espanhol, francês, alemão e Língua Brasileira de Sinais – Libras) e a realização de atividades sobre este gênero textual.

Os alunos têm a oportunidade de aprimorar o conhecimento linguístico e, ao mesmo tempo, aborda questões de cunho político-social e (inter) cultural. “Essas atividades contribuem com o nosso listening, nos ajudar a assimilar as palavras e até mesmo nos incentiva a assistir mais filmes legendados para praticarmos nossa escuta”, disse Anne Beatriz, aluna do nível 3 de Inglês.

O Celest organiza o trabalho didático-pedagógico atendendo a proposta de ensino transversal e significativo, promovendo a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos.

O professor de Francês, Mucane do Nascimento Silva, falou da importância dessa semana com atividades lúdicas. “Um ponto de destaque do Cine é que os alunos podem desenvolver uma outra percepção sobre algo que está sendo apresentado no filme e ter uma troca entre os colegas na língua alvo. É um incentivo a mais para eles usarem no cotidiano a língua que estão aprendendo e tentarem a partir disso assistir mais filmes e ouvirem músicas na língua-alvo”.