'Bancos que Alimentam'

Alunos de curso sobre empreendedorismo recebem certificados da Prefeitura de João Pessoa e UFPB

05/07/2022 | 18:30 | 958

Gratidão foi a palavra mais pronunciada entre os participantes do curso ‘Empreendedorismo em Comidas Regionais de Milho’, durante a solenidade de entrega dos certificados, que aconteceu na tarde desta terça-feira (5), no Centro de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro de Mangabeira. O curso aconteceu através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com a UFPB, consolidando mais uma ação do projeto ‘Bancos que Alimentam’, voltados principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para o secretário de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Dorgival Vilar, a parceria com a Universidade é bastante promissora. “É uma oportunidade de aprendizado para muitas pessoas. Uma renovação dentro do mercado de trabalho e geração de emprego e renda, além de ser uma oportunidade também para essas pessoas aplicarem suas redes de relacionamento, conhecimento e troca”, destacou. A parceria da Sedes com a UFPB este ano possibilitou a participação de mulheres beneficiadas pelo Programa Cozinhas Comunitárias do Município.

Aline Joaquim, da Comunidade Taipa, do bairro Costa e Silva, está desempregada e relatou que vai colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso para gerar renda durante esse período que está sem trabalho fixo. “Eu já tinha uma noção básica de trabalho com alimentos, mas o curso me trouxe noções de como trabalhar os recursos financeiros, aprender a calcular, como vender e atrair mais clientes. Muita gratidão por todos os envolvidos. Espero ter mais oportunidades como esta”, observou.

Edenilma da Cunha é manicure, mas tem planos de abrir uma lanchonete. Ela recebeu o convite para participar do curso através da Associação Beneficiente São José, em Mangabeira, na qual trabalha como voluntária. “Eu e uma amiga estamos com planos de abrir uma lanchonete e esse curso foi como uma confirmação e veio a agregar porque aprendi muito, tanto nas aulas teóricas como nas aulas práticas, principalmente sobre empreendedorismo”, disse.

Para a professora Ana Luiza Mattos, do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, a universidade não faz sentido existir se não for para aplicar o aprendizado em benefício da sociedade. “No curso, nós procuramos unir cultura regional, empreendedorismo, segurança alimentar e cidadania”, relatou. Segundo ela, no próximo ano as atividades de extensão farão parte da grade curricular e os estudantes passarão a ministrar os cursos para as comunidades, sob a supervisão dos professores.

Distribuição de kits – Na solenidade de entrega de certificados, foram distribuídos kits com ingredientes para preparação de produtos de milho, contendo leite, açúcar, leite de coco, farinha de trigo, fermento, ovos, margarina e milho verde. “Durante o curso, os participantes aprenderam fazer itens a base de milho verde como bolo, canjica e cupcake. É mais um incentivo. Com esses kits, poderão colocar em prática o aprendizado e gerar renda para uma nova produção”, disse a professora Ana Luiza.

Aulas– No curso ‘Empreendedorismo em Comidas Regionais de Milho’, foram realizadas oficinas de fabricação de comidas de milho e aulas teóricas voltadas para o empreendedorismo no período de festividades juninas como conservação de alimentos; boas práticas de manipulação de alimentos; legislação; produção; rotulação do alimento; e elaboração de custos do produto.