De forma virtual

Alunos da Rede Municipal sobem no pódio e são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica 2021

18/10/2021 | 11:11 | 870

Os alunos da Escola Municipal Frei Afonso, no bairro do Roger, Lucas Francelino de Pontes, Luiz Felipe Bezerra, Wagner Felipe Pontes e Wallyson Derick conquistaram no sábado (16) o terceiro lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica Virtual 2021 (OBR), na categoria Modelagem Virtual, modalidade ‘Apresentação’. O nome da equipe é Lab Frei Afonso Robotics Team (Fart).

A modalidade avalia o que as equipes planejaram, modelaram, desenharam manualmente ou em softwares apropriados o seu robô ou mecanismos desenvolvidos para participarem da OBR 2021.

O professor dos alunos, Rodrigo Lira, falou da felicidade em alcançar esse resultado. “Estou muito feliz. Além dessa categoria, a equipe também competiu na modalidade ‘Simulação’, onde entre 87 equipes de todos os estados do Brasil, a equipe foi classificada para a final como a quarta colocação das dez melhores do nível 1”, disse.

Segundo Fagner Ribeiro, representante da OBR na Paraíba, esse ano ocorreu no formato totalmente virtual. “Eles utilizaram o ‘Simulador Sbotics’ para programar um dos cinco robôs disponíveis na plataforma e cumprir a missão. Esse foi um grande desafio, pois os alunos tiveram que se adaptar a uma nova linguagem de programação e conseguiram obter excelentes resultados”, explicou.

A Etapa Nacional é sempre realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

“A realização dessa final conjunta é, por si, um estímulo aos jovens finalistas da OBR, que ficarão em contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento”, falou Fagner Ribeiro.

Pular para o conteúdo