Em Santa Catarina
Alunos da rede municipal selecionados para a Escola de Teatro Bolshoi se preparam para iniciar estudos
02/02/2022 | 14:00 | 798
As cinco crianças da Rede Municipal de Ensino estão ansiosas para embarcar com destino a cidade de Joinville, em Santa Catarina, para dar início a jornada de oito anos de formação na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A oportunidade foi viabilizada a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Companhia Internacional de Dança, em 2003. Na próxima segunda-feira (7), às 15h, haverá uma reunião para alinhar os últimos preparativos da viagem prevista para o final do mês de fevereiro.
A reunião será realizada no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, na Capital. Segundo a coordenadora do processo seletivo em João Pessoa, Fernanda Albuquerque, deverão participar os pais ou responsáveis, representantes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), representante do setor jurídico, além da tutora – mãe social, que vai acompanhar e morar com as crianças selecionadas na cidade de Joinville, durante o período de formação.
“Nossa expectativa é esclarecer todas as dúvidas dos pais, a exemplo de questões como a guarda das crianças, transferência da escola regular, passagens aéreas, atuação da mãe social e sobre a casa alugada na cidade de Joinville, além das vindas a João Pessoa no período de férias”, explicou Fernanda Albuquerque.
Enquanto se preparam para a viagem, as crianças estão tendo aulas diárias de reforço escolar para melhor se adaptarem ao sistema de ensino da cidade catarinense. “Elas estão animadas e ansiosas. Fico muito feliz em participar desse projeto. Ver o sorriso no rosto dessas crianças é impagável”, comentou a coordenadora.
Entenda o processo – Em 2003, o então prefeito da Capital, Cícero Lucena, por meio da Sedec, firmou convênio com a Companhia Internacional de Dança, uma das maiores e mais importantes escolas de dança do mundo – abrindo espaço para novas perspectivas de formação para inúmeros jovens da Rede Municipal de Ensino com a concessão de bolsas de estudo para formação de ballet clássico. São oito anos de formação custeados pela Prefeitura de João Pessoa.
O atual processo seletivo foi iniciado em outubro de 2021. Inicialmente 600 crianças foram pré-selecionadas. Na segunda etapa, 20 participaram dos testes oficiais na cidade de Joinville, sede do Teatro Bolshoi no Brasil. Dessas, cinco conquistaram vagas para formação. “João Pessoa é um celeiro de talentos”, disse Fernanda Albuquerque.
Nova oportunidade – No próximo mês de abril um novo processo seletivo será realizado. Basicamente as regras serão as mesmas. Estudantes da rede pública municipal, nascidos em 2010, 2011 e 2012, poderão se inscrever e participar da seleção para estudar gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi.
Além dos estudantes de João Pessoa, disputam as vagas, crianças de todo o Brasil e de outros países. Na fase final são feitos exames classificatórios na Escola do Teatro Bolshoi para avaliação médico-fisioterápica com professores russos e brasileiros. “Nós já estamos organizando as equipes de avaliadores e o planejamento das seleções de mais alunos das escolas municipais”.
-
Texto: Ângela Costa
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Divulgação/Assessoria -
Secretarias
sedec -
Tags
educação escola de teatro bolshoi no brasil rede municipal de ensino sedec seleção bolshoi