Competição

Alunos da rede municipal se preparam para final do concurso Soletra João Pessoa

26/09/2019 | 16:22 | 5821

Os 12 alunos da rede municipal de ensino que participarão da final do concurso Soletra João Pessoa no dia 24 de outubro, receberam na manhã desta quinta-feira (26) o livro base para as palavras que serão cobradas na competição. O concurso está na sua terceira edição e envolve as escolas em tempo integral da rede municipal de ensino. Participam dessa nova etapa apenas os vencedores das competições realizadas em cada escola.

A coordenadora das escolas de tempo integral da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Gioconda Azevedo, explica que as palavras a serem soletradas no concurso não estão presentes no livro, e sim estão relacionadas aos temas. “A intenção é que eles leiam o material, se apropriem do assunto para depois fragmentar os livros e se aprofundar nos temas expostos”, detalhou.

A secretária municipal de Educação de João Pessoa, Edilma da Costa Freire, afirma que o Soletra João Pessoa é uma das inovações propostas pela gestão no intuito de motivar os alunos a buscar fazer melhor uso da leitura. “A gente tem incentivado muito a leitura e o Soletra é um projeto que tem feito a diferença”. Ela explica que, de uma forma dinâmica, a criança vai sendo estimulada a fazer uma leitura ampliada dos conteúdos e que isso vai se refletir no futuro de cada um, formando bons leitores.

Segundo o diretor da Escola João de Barros, que participa do Soletra, Humberto da Nóbrega Alves, o projeto é muito dinâmico e os alunos encaram tudo como um jogo, por isso surte um efeito muito positivo envolvendo toda a escola. “A atividade trabalha soletração e ortografia, e os alunos se apropriam do que é necessário para o próprio processo de aprendizagem. Mesmo os alunos que não participam estão juntos, torcendo e incentivando”.

A diretora pedagógica da Escola João De Deus, Catarina Lucia Carneiro, faz coro ao professor Humberto e afirma que durante os intervalos, nos corredores da escola, o Soletra se tornou o assunto predominante entre os alunos. “Todos que participaram gostaram muito. Podemos dizer que na nossa escola não houve disputa, eram todos torcendo por todo mundo, a gente percebe que quando há parceria, inclusive com a família, os resultados positivos são certos”.

 

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