Reconhecimento

Alunos da rede municipal são premiados na etapa estadual do prêmio ‘MPT na Escola 2021’

14/10/2021 | 15:15 | 1013

Três alunos da rede municipal de ensino da Capital foram premiados, nesta quarta-feira (13), na categoria ‘Poesia’ e ‘Conto’, na etapa estadual do “Prêmio MPT na Escola 2021”. Os temas escolhidos pelos estudantes da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), foram ‘A escola no combate ao trabalho infantil’ e ‘O sonho de uma criança’. A solenidade de premiação aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, no Centro.

As alunas Ranny Kelly Guedes Ferreira, do 4º ano da Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, e Emilly Katarine Mendes Patrícia Leite, do 7º ano da Escola Analice Caldas, ficaram em primeiro lugar na categoria ‘Poesia’. Na categoria ‘Conto’, o aluno do 6º ano da Escola Municipal Leônidas Santiago, Kauã Victor dos Santos Albuquerque, conquistou o segundo lugar. Ele trabalhou o tema ‘O sonho de uma criança’.

Além de ganhar a etapa estadual, Emilly Katarine se classificou para etapa nacional. O título da poesia dela foi ‘Aprender e sonhar’. “Eu nunca imaginava que poderia chegar tão longe. Estou muito feliz. Cada etapa que fui avançando era um momento de comemorar. E eu aprendi mais ainda sobre esse assunto do trabalho infantil”, disse. A divulgação para saber em que colocação ela ficou será anunciada em uma solenidade virtual de premiação no mês de dezembro.

Alegria não só para a aluna, mas também para a professora orientadora Maday de Souza Morais Pereira. “A Emily sempre demonstrou um grande empenho em querer aprender. Isso também demonstra a importância do envolvimento da família, da escola e do interesse do aluno. Só temos que agradecer, mesmo nesse momento de pandemia”, falou emocionada.

O tema do trabalho da aluna Ranny Kelly foi ‘Trabalho Infantil’. Ela também falou sobre o que aprendeu durante esse evento e da alegria em ser premiada. “Eu aprendi que o trabalho infantil é crime. Lugar de criança é na escola, estudar e depois brincar. Eu fiquei muito feliz na hora de receber o prêmio. Agradeço a todos da escola que me ajudaram a chegar até aqui”, agradeceu.

“Fiquei emocionada quando vi que minha aluna foi premiada. Ela nunca faltou uma aula e é uma das primeiras a entrar na aula remota. Uma menina super dedicada aos estudos. A mãe dela é muito presente e dá subsídios para ela ler e estudar”, falou a professora orientadora Jailma Luciane Albuquerque.

A Procuradora do Trabalho, Maria Edilene Lins Felizardo, falou sobre a importância do ‘Prêmio MPT na Escola’. “Foi uma experiência incrível. Os professores trabalharam a temática do trabalho infantil já despertando essa consciência cidadã das crianças e dos adolescentes. O direito da criança é poder estudar e ter acesso a todos os equipamentos culturais”, explicou.

Ela também falou da alegria em ter uma aluna de João Pessoa classificada para a final da etapa nacional. “Os trabalhos foram muito bem feitos, maravilhosos e primorosos. E tivemos a grata satisfação de ter uma aluna de João Pessoa como finalista na etapa nacional”, concluiu.