Educação

Alunos da Rede Municipal recebem medalhas de ouro na Olimpíada Pessoense de Matemática

07/12/2018 | 17:30 | 2135

A tarde desta sexta-feira (7) foi de comemoração para um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Eles receberam as medalhas e certificados da Olimpíada Pessoense de Matemática 2018 (OPM). A premiação aconteceu no auditório da Educação a Distância, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A competição foi realizada pelo Departamento de Matemática da UFPB e envolveu escolas do ensino público e privado de João Pessoa.

A aluna do 8º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, Mariana Melo Araújo, foi tricampeã da competição, nível 2. Ela também conquistou o primeiro lugar na 31ª Olimpíada Campinense de Matemática e 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2018 (OBMEP). E ela ainda deu uma dica. “Você tem que fazer o que gosta. E estudar matemática a pessoa aprende brincando como todos nós fizemos. Meu ritmo de estudo é o mesmo do ano passado, acordando cedo e também assistindo vídeos e resolvendo provas”, disse com tranquilidade a estudante.

Ainda no nível 2, a medalhada de prata ficou com a aluna da Escola Municipal Índio Piragibe, Maria Yasmim Barreto.

Já no nível 1, quem recebeu a medalha de ouro foi o estudante Daniel de Melo Albuquerque, também da Escola Municipal Índio Piragibe. Essa foi a primeira vez que ele disputou a OPM. “Na Olimpíada Brasileira de Matemática eu consegui apenas a menção honrosa, mas nessa eu estava mais preparado e tranquilo. Eu não esperava tanto assim. Foi uma surpresa ganhar”, falou com alegria o Daniel.

O 2º lugar ficou com aluna Maria Clara Pereira Pinto, da Escola Aruanda, e o 3º com a aluna Luanna Ferreira Cavalcante, da Escola Bilíngue Dom José Maria Pires.

Receberam menção honrosa a aluna Ellen Matias dos Santos Pessoa, da Escola Castro Alves, e Daniel William Pereira da Silva, da Escola Aruanda.

Prêmio destaque – momentos antes do encerramento, os premiados foram pegos de surpresa com o ‘Prêmio destaque’. E a vencedora foi a aluna Mariana Melo Araújo. “Eu não esperava isso. Eu achei que tinha sido bem para ganhar a medalha de ouro, mas não para tanto. Foi uma grande surpresa. Estou emocionada”, agradeceu a aluna.

A coordenadora da Olimpíada Pessoense de Matemática, Miriam da Silva Pereira, parabenizou o desempenho da Rede Municipal. “Quando tem uma aluna destaque, uma aluna que alcança 100% de aproveitamento de uma prova de uma escola municipal, e a única que fez isso, mostra que o projeto está caminhando do jeito certo, que o ensino público também está mostrando que é possível conseguiu um resultado de qualidade mesmo estudando em escola pública”, frisou a coordenadora.