Inclusão

Alunos da Rede Municipal recebem certificado de curso de Libras feito à distância

14/07/2021 | 09:00 | 723

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realiza nesta quinta-feira (15), às 14h, de forma presencial e seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, a entrega dos certificados do Curso Básico de Libras para alunos da Escola Municipal José Américo, além de funcionários e moradores da comunidade.

“Isso é um curso totalmente pioneiro. Foi feito na modalidade Ensino à Distância (EaD). Essa formação representa pra gente acessibilidade em Libras. É uma quebra de barreiras para a comunicação da pessoa com deficiência auditiva”, disse a coordenadora da Educação Especial da Sedec, Rejane Lira.

Com duração de 60h, as aulas foram transmitidas pela plataforma Google Meet e por grupos de WhatsApp onde aconteciam atividades diária de interpretação, tradução e pesquisa.

Também foi criado um canal no YouTube chamada “Som das Mãos Libras” onde foram postadas todas as micro aulas gravadas pela TV Cidade.

“Esse curso foi um sucesso no que se refere à inclusão social. Saber que mais pessoas possuem o conhecimento dessa língua belíssima e importante para comunidade surda, me trás muita satisfação. Ser surdo é, principalmente, alguém que merece respeito e consideração como todos os outros. Ser surdo não é ser pior ou melhor do que um ouvinte. É ser alguém simplesmente digno de respeito”, disse emocionada a ministrante do curso, professora Elizete dos Santos.

O curso permite que os alunos possam conhecer um pouco da cultura da língua surda, da identidade, identificar sinais de coisas, cidades, além de dialogar e compreender esse universo que é a Libras.

Ao final do curso eles interpretaram e traduziram, em Libras, músicas que foram escolhidas pelos próprios alunos.