Alunos da rede municipal participam de palestra sobre bullying

14/09/2018 | 12:10 | 2366

Cerca de 400 alunos de oito escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa participaram na manhã desta sexta-feira (14) de uma palestra com o professor da PUC e pedagogo Ricardo Galhardo Blanco.  A palestra, que teve como foco o bullying, contou com a presença de alunos das escolas José Américo, João XXIII, Santos Dummond, João Santa Cruz, Augusto dos Anjos, Analice Caldas, Oscar de Castro e Zulmira de Novaes. A palestra ocorreu no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna.

De acordo com a coordenadora do Setor de Apoio ao Estudante da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Valdilente Cruz, o bullying é um tema que precisa ser bastante discutido e, por isso, vários eventos como palestras e oficinas são realizadas constantemente nas escolas. “Precisamos falar sobre os sentimentos com os quais os estudante precisam lidar hoje em dia. Temos visto recentemente casos de suicídio que foram provocados pelo bullying. Temos que ensinar os alunos a se amarem e se cuidarem mais. Eles precisam aprender a cuidar do próprio interior”, defendeu.

Já o palestrante explicou que o foco da palestra são os relacionamentos, a percepção sobre o outro, sobre si mesmos e sobre a família. “Nessa vida eu escolho tudo, eu escolho a minha marca, se será como Hitler ou Luther King”, resumiu.

Blanco frisou ainda que não se pode banalizar o bullying. “A brincadeira na escola deve existir, mas só é brincadeira quando é divertido para os dois lados. Bullying é uma ação de valentia sobre alguém com características de perseguição em continuidade. Os estudantes precisam entender que as escolhas são minhas e as consequências também”, finalizou.