Educação

Alunos da Rede Municipal participam de ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito

19/09/2018 | 12:31 | 2069

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) está realizando uma série de atividades de educação alusivas à Semana Nacional de Trânsito, que acontece todos os anos, no período de 18 a 25 de setembro. Este ano, o tema é “Nós somos o trânsito”. Na Capital, o evento tem como madrinha a primeira-dama, Maísa Cartaxo.

Nesta quarta-feira (19), data de abertura do calendário, a Divisão de Educação (Died) da Semob, está com atividades no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano, com alunos do Centro de Referência em Ensino Infantil (Crei) Roberta Rodrigues Tavares, de Mangabeira, e da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, de Água Fria.

As crianças do Crei Roberta Rodrigues Tavares, com idades entre 4 e 6 anos, tiveram acesso às ilhas montadas pela Died, onde participam das várias atividades de cada ilha como teatro de dedos (dedoches), pinturas, desenhos, simulação de travessia na faixa de pedestres, jogos de tabuleiro e dominó do trânsito, buscando despertar futuros adultos conscientes do seu dever com a segurança do trânsito e a preservação de vidas.

No turno da tarde, as equipes da Died recebem no Celeiro Cultural alunos da Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado (Fundamental I), com idades dos 7 aos 10 anos. No local, as crianças participarão de  atividades de educação para o trânsito com uma abordagem e linguagem diferentes, adequadas à faixa etária delas, o que melhora a absorção das mensagens apresentadas pelos educadores durante as atividades. Por fim, os alunos vão conhecer as obras de arte expostas no Celeiro Criativo.

A chefe da Divisão de Educação da Semob-JP, Gilmara Branquinho, destacou a importância da parceria com as escolas da prefeitura. “É recompensador trabalhar com crianças, porque elas têm muita vontade de aprender, tudo é descoberta, questionam, são participativas, e isso entusiasma toda a equipe de educadores”, disse.

Para Valdilene Cruz, coordenadora da Divisão de Apoio ao Estudante (DAE) da Secretaria de Educação de João Pessoa, essas experiências fora da escola são muito importantes. “Essas atividades externas com os alunos são fundamentais, pois trazem eles para fora dos muros da escola, vivenciando uma realidade na prática, o que melhora o aprendizado do que é visto dentro da escola”, destacou.

As atividades da Divisão de Educação da Semob-JP com Creis e escolas da rede municipal se estenderam até a próxima terça-feira (25), com o encerramento da Semana Nacional de Trânsito.