Nesta sexta-feira

Alunos da rede municipal disputam a final do ‘Soletra Libras’

20/09/2018 | 15:32 | 1528

Com origem no projeto ‘Soletra João Pessoa’, desenvolvido nas Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino, com alunos do 5º ano, as Escolas Municipais Ana Cristina Rolim Machado e Dom Marcelo Pinto Carvalheira estão realizando o ‘1º Soletra Libras’, com alunos ouvintes do 4º e 5º ano. A fase final, entre as duas escolas, irá acontecer nesta sexta-feira (21), a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O evento será em alusão ao ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’ que também é lembrado nessa sexta.

A final será disputada por 14 candidatos, sendo sete representantes de cada unidade de ensino. Os alunos irão se posicionar no palco sempre de costas para a plateia. Cada um terá o tempo de 30 segundos. Eles serão filmados tendo as imagens projetadas no plenário, bem como gravadas para que não haja interferência da plateia e que sejam dirimidas eventuais dúvidas dos jurados.

Eles leram o mesmo livro que será utilizado pelos alunos do “Soletra João Pessoa” que é ‘A amizade eterna: e outras vozes da África’, com 112 páginas, da editora Moderna. O vencedor irá ganhar um tablet, uma cesta com material escolar e uma cesta de chocolates.

Projeto – o ‘Soletra Libras’ visa proporcionar aprendizagem da competência linguística. Para chegar à fase final, os alunos passaram por três etapas que foram: utilização correta da datilologia; compreensão da datilologia e expressão da palavra com a fonética adequada da palavra em Língua Portuguesa; e a utilização correta da datilologia.