Inscrições abertas

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa vão participar de concurso de Desenho e Redação da CGU

13/05/2019 | 17:05 | 2994

Os alunos da Rede Municipal de João Pessoa vão participar de concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria Geral da União (CGU). As inscrições estão abertas e seguem até o dia 23 de agosto. A seleção será feita pela própria unidade de ensino que irá enviar para a CGU um trabalhado selecionado de cada ano. É o que ficou definido em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (13) entre representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e CGU.

A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e contou com a participação da secretária de Educação e Cultura, Edilma da Costa Freire, e membros da Controladoria Geral da União para a renovação da parceria e a divulgação nas escolas. Essa é a 11ª edição de um concurso nacional da CGU que sempre traz temas ligados à ética e à cidadania.

“Nossa parceria tem sido um sucesso, porque ela vem inovando no incentivo à leitura, trazendo premiações e oportunidades para que esses alunos busquem o conhecimento através da base de todo o trabalho pedagógico que nós realizamos dentro de nossas escolas. Ficamos felizes com essas parcerias que buscam a construção da cidadania”, disse a secretária Edilma da Costa Freire.

Com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I podem participar fazendo um desenho. Já do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) farão uma redação.

“O grande objetivo é fazer com que esses temas possam ser tratados na escola. Gostaríamos que as escolas discutissem essa temática. E o tema desse ano dá ideia das pessoas fazerem o que é certo não com medo de punição, mas fazer o certo porque essa é a melhor forma da gente contribuir com o coletivo, com a sociedade. E a secretaria de Educação já tem apoiado a CGU nos concursos dos anos anteriores”, explicou o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Rodrigo Paiva.

Premiações – esse concurso terá uma premiação específica para os estudantes da Paraíba. O estudante ao enviar o trabalho e se inscrever para o concurso nacional, automaticamente, estará inscrito para o concurso estadual que fará também uma premiação dos melhores trabalhos do Estado. A nível nacional, o aluno e professor orientador de cada categoria irão ganhar um tablet. Já no concurso estadual, o aluno do Ensino Fundamental I e II irá ganhar um tablet.