Robótica Educacional

Alunos da rede municipal de João Pessoa participam de curso de férias de robótica

24/01/2019 | 15:45 | 2192

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação da Robótica Educacional, está realizando um curso de férias com alunos da Rede Municipal. Os temas são: Introdução a robótica; Arduino; e Stop motions. As aulas estão acontecendo no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), na Avenida Epitácio Pessoa, de segunda à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde.

A proposta é proporcionar aos alunos um período de férias se divertindo com as inovações tecnológicas, sem que o momento perca o caráter pedagógico. As atividades são bastante lúdicas e intuitivas, em formato de oficinas. Ao concluir o curso, os alunos receberão um certificado de participação.

Introdução a informática – os alunos começam a conhecer as ferramentas e em seguida um nível de programação mais básica. Eles aprendem o que é um sensor de luz, motor, servo e plataforma de programação.

Thiago Pessoa é aluno da escola Chico Xavier e trocou a televisão nesse período das férias pelo curso de robótica. “Eu gosto desse assunto de robótica, informática. Estou adorando tudo que estou aprendendo aqui e quero chegar um dia ao nível desses professores e, para isso, sei que tenho que estudar muito”, disse o aluno.

Arduino – um novo sistema que garante um melhor desempenho dos alunos no estudo da robótica e ausência de limites para os trabalhos que eles poderão desempenhar. Utiliza uma plataforma para que possa programar os robôs, sendo mais avançada para competições. Essa tecnologia foi utilizada recentemente, no mês de novembro, pelos alunos da Escola Municipal Duque de Caxias que se tornaram campeões do ‘Campeonato Latinoamericano de Robótica 2018’, realizado na Capital, e se classificaram para a Robocup Junior 2019, etapa mundial, na Austrália.

As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor de informática Kaio Vitor da Silva Cunha, que é ex-aluno da Escola Municipal Apolônio Sales. Ele carrega na bagagem o título de campeão da Competição Brasileira de Robótica (CBR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2014, e participou, não mais como competidor, mas como equipe de apoio, do título do Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, do Mundial da China e do Campeonato Latinoamericano de Robótica 2018.

“É muito gratificante saber que estudei minha vida toda em escola pública e hoje estou nessa condição de professor. Comecei com um projeto educacional na escola, mas consegui transformar isso em uma habilidade. Eu vejo que esses alunos que participam desse curso também têm a oportunidade de disputarem um mundial de robótica. Eu confio neles e sei que irão sair daqui com novas ideias na cabeça e irão colocar em prática nas escolas”, disse o instrutor.

Stop motions – uma técnica de vídeo utilizada em filmes. Os alunos estudaram a técnica e criaram a história utilizando massas de modelar utilizando a técnica da fotografia onde são necessários vários moldes ou desenhos e depois de unificadas viram uma animação. A técnica atraiu a mãe de Antônio Paulo dos Santos Neto, Arenilza Alves Fernandes, a acompanhar o filho no curso de férias.

“Eu estando perto é muito bom porque passa mais segurança para ele, mais incentivo, e eu também acabo conhecendo os amigos. Nós temos que estar juntos, próximo dos nossos filhos e esse curso está sendo ótimo para todos nós”, falou Arenilza.