Em Recife

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa participam da etapa nacional de torneio de robótica

12/09/2024 | 18:00 | 25

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa embarcaram, nesta quinta-feira (12), para a cidade do Recife, em Pernambuco, para representarem a Capital pessoense na etapa nacional da “First® Lego® League” (FLL), maior torneio de robótica do mundo.

“Isso é resultado de dedicação e investimento nos nossos alunos e professores. Todas as nossas crianças possuem um potencial incrível. Dando os meios, eles vão à frente, eles se destacam. Essa FLL que eles estão indo hoje, com certeza terão a oportunidade de aprendizagem, de competir e ver projetos de outros locais”, disse a secretária executiva de Educação e Cultura de João Pessoa, Luciana Dias.

Os 21 estudantes do Ensino Fundamental I de sete escolas municipais viajaram acompanhados de sete professores e sete mediadores tecnológicos que também fazem parte da equipe de cada escola.

A etapa nacional, foi dividida entre a etapa 1, em Recife, e a etapa 2 em São Paulo (SP), para comportar as 15 equipes de João Pessoa que foram bem avaliadas pela comissão Nacional da FLL. A etapa de São Paulo acontece no mês de outubro.

As equipes da etapa 1 são das Escolas Municipais Hugo Moura, Aruanda, João Santa Cruz, Luiza Lima Lobo, Seráfico da Nóbrega, Escola Municipal Ativa Integral João Medeiros e EMAI Augusto dos Anjos.

“Na etapa regional que aconteceu aqui na Paraíba 15 equipes nossas foram selecionados. No entanto, só existiam sete vagas para a competição nacional. Como as nossas 15 equipes foram bem avaliadas a força nacional, que organiza essa etapa nacional, entendeu que poderia abrir mais oito vagas para contemplar as nossas 15 equipes. Feito isso, precisaram dividir a competição que ia acontecer apenas em São Paulo em duas etapas. Então, para São Paulo mandaremos oito equipes”, explicou diretor do Departamento de Robótica da Secretaria de Educação de João Pessoa, Élisson Dutra.

Para participar do torneio de robótica, que tem como tema a Arte, os alunos aprenderam, durante 12 semanas, por meio de aulas pedagógicas sobre teatro, circo, cinema e pintura. Neste período, eles foram construindo uma grande maquete toda automatizada, demonstrando os conceitos que aprenderam em sala de aula. Se, por exemplo, o aluno construiu uma maquete sobre um circo, então ele vai construir um trampolim, e nesse trampolim ele vai colocar um robô que pula do trampolim.

Pular para o conteúdo