Até sexta-feira

Alunos da rede municipal de ensino participam de oficinas do Projeto EducaCirco

15/03/2022 | 11:30 | 933

O projeto EducaCirco, voltado aos alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa, segue com três oficinas até esta sexta-feira (18), dentro da programação do Festival de Verão Cidades Criativas. O objetivo da Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), é proporcionar experiências lúdicas através da arte circense.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que o EducaCirco nasce de um sonho de promover, junto às crianças e às escolas, atividades com artistas circenses para valorizar o circo e chamar a atenção dos pequenos sobre o valor dessa cultura, educando para o público.

“Acompanhei as oficinas do circo nesta manhã e é impressionante a alegria das crianças. Elas não estavam ali para ver um espetáculo de circo, mas para aprender a arte. Malabares, trapézio, lira, as demonstrações delas de domínio do corpo. É um trabalho muito prazeroso e está repercutindo bem na comunidade dos circos, que se sente muito valorizada nesse momento de tanta dificuldade”, acrescentou.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Funjope e a Secretaria de Educação (Sedec) com o intuito de incluir o circo como instrumento pedagógico, ensinando o valor da arte circense e valorizando a experiência das famílias dos circos. O processo envolve gestores da rede municipal de ensino, profissionais de serviço social e da psicologia, além dos próprios artistas.

Três bairros foram contemplados. No Montagem Circo, no Alto do Mateus, acontece a oficina de Palhaçaria e Cubo; No Circo Disney, no Bairro das Indústrias, oficina de Malabares e Tecido; No Cidade Verde, em Mangabeira, a oficina de Lira e Corda acontece no Circo Millennium. As oficinas são realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O projeto é uma iniciativa da Funjope em parceria com circos instalados em João Pessoa e com o apoio da Sedec, através da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE). O encerramento será dia 18, com a entrega de certificados.