No Geisel

Alunos da rede municipal apresentam dança e cordel em praça pública em comemoração ao mês do estudante

16/08/2023 | 13:30 | 590

Alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e dos Centros Municipais de Educação Infantil alegraram a Praça Orlando Geisel, no bairro do Geisel, na manhã desta quarta-feira (16). A ação faz parte da programação do ‘II (A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’ realizado pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE).

A iniciativa é mais uma ação que se alinha aos objetivos do programa Prefeito Amigo da Criança. No anfiteatro da praça teve apresentação do grupo de professores da Educação Musical da Sedec, além das alunas Otavia Maria de Lima Firmino, Ester Araujo da Silva e Estefany Araújo da Silva, ambas do 9° ano, Escola Moema Tinoco. Elas fizeram uma releitura do cordel ‘Boi misterioso’, do autor Leandro Gomes de Barros.

“Eu achei bem interessante participar de uma atividade como esta porque traz a cultura do nosso Nordeste que é bem pouco falada até mesmo nosso dia a dia. Como eu gosto de ler, a literatura de cordel agora irá fazer parte das minhas leituras”, disse com orgulho Otavia Maria.

Os alunos ainda assistiram a apresentação de dança do corpo coreográfico da Banda Marcial da Escola Municipal Fenelon Câmara.

“Conseguimos reunir aqui mais de 100 crianças e adolescentes. Esse movimento de ocupar os espaços públicos traz um currículo de diversidade para eles, uma aula de campo. Muitos até moram perto de uma praça, mas não a frequentam. Estamos promovendo uma promoção da memória, dos significados e do reconhecimento social”, explicou o chefe da seção de apoio ao Grêmio Estudantil da Sedec, Bruno Chaves.

A atividade contou ainda conta com a parceria do Programa Saúde na Escola que é gerido pela Sedec e pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa onde os alunos receberam orientações sobre uma escovação correta e uso do fio dental.