Agentes multiplicadores

Alunos da rede municipal aprendem sobre o combate a proliferação do mosquito da dengue

11/04/2024 | 08:30 | 192

A Prefeitura de João Pessoa vem realizando um trabalho de combate a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, como também ofertando vacinas para a população. Esse trabalho de conscientização de combate ao mosquito é realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).  

“É importante considerar que o currículo da Educação Infantil é a vida cotidiana. As ações que acontecem nas sociedades afetam diretamente o dia a dia das crianças. Respeitado esse contexto, as unidades educacionais vêm fazendo um trabalho de conscientização, porque acreditamos que é dos pequeninos que as ações vão sendo internalizadas e aprendidas. O Departamento de Educação Infantil, em parceria com o projeto Zezinho Contação, vem abordando essa temáticas através da contação de história”, explicou a chefe do Departamento de Educação Infantil da SEDEC, Professora Sonaly Lima. 

E o Zezinho Contação esteve visitando as crianças do CMEI Josiara Telino de Lacerda, no bairro de Mangabeira VII, nesta quarta-feira (10), onde, de forma lúdica, contou uma história sobre os cuidados que devemos ter para combater o mosquito Aedes aegypti. O tema da apresentação foi ‘água parada, não’.

“A contação de história não é apenas um entretenimento, mas também trabalhar as questões sociais. E saímos daqui desse CMEI realizados em sabermos que conseguimos atingir nosso objetivo. Ficamos até emocionados ao vermos as crianças entendendo a mensagem que queríamos transmitir e elas fazendo perguntas”, disse o idealizador do projeto, Carlos Souza.  

O aluno Zyon Lira Paixão, 4 anos, estava atento a cada momento da apresentação e também falou sobre os sintomas e como combater o mosquito. “Se a gente for picado vamos ficar com dor de cabeça, com dor em todo o corpo da pessoa e vomitando. Se a gente encontrar um balde com água parada temos que derramar ou tampar. Se tiver uma garrafinha aberta eu derramo a água e fecho com a tampinha”, garantiu Zyon.  

A temática de prevenção contra a dengue já é um assunto presente no planejamento do CMEI Josiara Telino há alguns anos. “Devido ao aumento dos casos estamos dando uma ênfase maior. Quando a gente ensina cada criança dessa estamos gerando um agente multiplicador de boas práticas dentro de casa e na sua comunidade. E esse trabalho de conscientização e prevenção também é feito com as famílias”, disse a diretora Flávia Maria Soares.  

A professora Geane Nascimento também explicou como o assunto é trabalhado com as crianças em sala de aula e nos espaços do CMEI. “Na nossa temática trabalhada sobre a dengue nós utilizamos, junto às crianças, na sala de referência, atividades lúdicas como roda de conversa, jogos e brincadeiras, confecção de cartazes, brinquedos utilizando materiais recicláveis. Tudo isso para mostrarmos para as crianças a importância de cuidar e se prevenir contra a dengue. Também os ensinamentos sobre o perigo de água parada e deixar os reservatórios fechados”, destacou.  

Idealizadores do projeto – Carlos Souza é arte-educador, ator e contador de histórias desde 2008 na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.  

Wellandro Duarte também é arte-educador, ator e com licenciatura plena em História. Ele é o responsável pela manipulação do boneco Zezinho.  

Pular para o conteúdo